Em 12 horas de chuvas, seis famílias tiveram que deixar suas casas

Defesa Civil Municipal registrou 20 pontos de alagamentos.
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Seis famílias tiveram que deixar suas casas nesta quinta-feira (12), por causa das fortes chuvas que caíram na capital. Segundo a Defesa Civil Municipal de Macapá, foram 12 horas de chuvas ininterruptas, e 20 pontos de alagamentos em toda a cidade, sendo os mais críticos próximo aos canais.

Dados divulgados pela Defesa Civil indicam que foram 120 milímetros de águas em 12 horas. Foram mapeados 121,4 milímetros no Santa Inês, 90,6 no Bairro Alvorada, 88 milímetros no Congós, 77,4 no Jardim Felicidade e 68 milímetros no Zerão.

Ruas ficaram alagadas com as chuvas Foto: Cássia Lima

“Nesta noite foram 120 milímetros de chuva. Mas, se fomos somar com o total da semana, são 200 milímetros. A previsão é de que todo o mês de abril chova 380 milímetros. Os risco maiores de alagamentos são quando a chuva coincide com a maré alta”, disse o comandante da Defesa Civil, Rui Secco.

Maiores riscos de alagamentos são próximo a canais Foto: Cássia Lima

Maria Francisca da Silva, de 56 anos, moradora do Bairro Cidade Nova, foi umas das atingidas pelo alagamento. Ela conta que a água cobriu a rua e chegou a entrar no seu mini-box.

“Estava tudo cheio de água e tivemos que secar com o rodo, e enchendo baldes de água. Não vou poder ligar freezer e nem geladeiras aqui. Vamos ter que levantar para os equipamentos não darem defeito”, falou.

Maria Francisca teve o mini-box invadido pela chuva Foto: Cássia Lima

Famílias que tiveram casas afetadas no Bairro do Marabaixo foram retiradas e recebem apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast).

População teve que enfrentar ruas alagadas Foto: Cássia Lima

As secretarias municipais de Obras e de Manutenção Urbanística (Semob/Semur), por meio do Programa Viver com a Chuva, estão com equipes de limpeza e drenagem em toda a extensão do Canal do Jandiá, e em manilhas e canaletas dos Bairros do Pacoval e Laguinho.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!