Núcleo digital é primeiro passo para avanço do cinema amapaense

Espaço inaugurado nesta segunda-feira contém recursos técnicos para incentivar o audiovisual no estado.
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

O governo do Amapá inaugurou nesta segunda-feira (23), o Núcleo de Produção Digital Equinócio (NPD), no Sebrae, no Bairro do Laguinho. O espaço contém recursos técnicos para incentivar o audiovisual no estado.

O núcleo possui três ilhas de edição, equipamentos modernos, como câmeras 4k, lentes, equipamentos de iluminação e áudio, além de computadores e softwares de edição. Neste primeiro momento, os profissionais também recebem o seminário “As Políticas da SAV/CTAV e Ancine para o desenvolvimento do audiovisual”, que acontece de 23 a 25 de abril.

Núcleo possui três ilhas de edição e equipamentos modernos Foto: Cássia Lima

“Esse espaço representa um salto enorme para os produtores do audiovisual. Já conseguimos aprovar o primeiro edital e estamos partindo para o um novo edital com a possibilidade de R$ 8 milhões, e tudo isso é uma condicionante que vai ajudar a preparar e capacitar o mercado”, frisou o governador do Amapá, Waldez Góes.

Espaço foi inaugurado no Sebrae Foto: Cássia Lima

A entrega do espaço no Sebrae é fruto de uma articulação com parceria entre os governos estadual e federal, Agência Nacional de Cinema (Ancine), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

“Nós lutamos muito para hoje comemorar essa vitória. Vamos fazer cinema com um setor organizado e fomentado. Temos uma estrada longa, mas, hoje começamos a ter um fomento maior”, disse a produtora Ana Vidgal.

Produtora Ana Vidigal falou da importância do núcleo Foto: Cássia Lima

As primeiras turmas do núcleo vão iniciar ainda este semestre e serão voltadas para a capacitação e orientação em direção de fotografia, animação e sonorização. Os responsáveis pelas capacitações serão os técnicos do Centro Técnico Audiovisual (CTAV) e do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE).

“Estamos aqui para auxiliar. Técnicos da secretaria virão para o Amapá em maio ministrar oficinas de câmera e som, de forma que se possa auxiliar os produtores locais no entendimento e pensamento da produção de conteúdos”, destacou a diretora do Centro Técnico Audiovisual (CTAv), Daniela Pfeiffer.

Diretora do Centro Técnico Audiovisual (CTAv), Daniela Pfeiffer Foto: Cássia Lima

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!