Morre Raimundo Souza Gomes, o “Rei das Pontes”

Empresário participou de mais de 100 empreendimentos nas regiões Norte e Nordeste do país
Compartilhamentos

JÚLIO MIRAGAIA

Faleceu na noite deste sábado (19), em Macapá, o empresário aposentado Raimundo Souza Gomes, aos 72 anos, após complicações em seu estado de saúde. Conhecido como o “Rei das Pontes”, ele participou ativamente na construção de mais de 100 estruturas e pontes pelo Brasil, em estados como Roraima, Maranhão, Pará e o Amapá.

Nascido no município de Chapadinha, no Maranhão, Raimundo Souza Gomes se formou profissionalmente no Exército Brasileiro. Chegou ao Amapá em 1991, a convite do então governador, Annibal Barcellos, e conduziu obras como a construção do prédio da Tele Amapá, câmara de vereadores de Tartarugalzinho, postos médicos em diferentes municípios, uma escola no Arquipélago do Bailique e outra em pedra Branca do Amapari, reforma da Casa do Índio, obras em Serra do Navio e 50 casas em Itaubal.  

Raimundo Gomes trabalhou no início dos anos 1990 em obras no governo de Annibal Barcellos. Foto: autor desconhecido

Quem lembra ao portal SELESNAFES.COM dos trabalhos empreendidos pelo empresário é seu colega de trabalho, José Nonato, que trabalhou com o Rei das Pontes durante 20 anos, na empreiteira Camargo Corrêa.

O neto do seu Raimundo Gomes, o jornalista Marcelo Gomes, recorda que, no estado do Maranhão, o avô levantou mais de 30 pontes em várias estradas e municípios, do norte ao sul do estado, inclusive em rios com profundidade altíssima e extensão de grande volume em perímetro próximo da cidade de Santa Inês. De lá, adentrou no estado do Pará, sempre pioneiro, subiu pontes em Altamira, Morais Almeida, Caracol, Ariri, Itaituba e outras cidades.

Em atividade, trabalhando em obras no Norte e Nordeste. Foto: arquivo familiar

“Na fronteira com a Venezuela, contratado pela secretaria de obras de Boa Vista/RO, Raimundo Gomes, que havia encabeçado a equipe do Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, junto com o Tenente Raul e o Coronel Standers de Minas Gerais, foi o responsável pela construção da ponte erguida sobre o Rio “Pedrinhas”, localizada nos limites geográficos entre o estado de Roraima e a Venezuela, que promoveu a acessibilidade aos dois países da América do Sul, o fato até hoje é lembrado pelo senador Romero Jucá”, diz o jornalista em nota publicada.

José Nonato: duas décadas de trabalho com o “Rei das Pontes”, na Camargo Corrêa. Foto: Marcelo Gomes

“Minha vida no Batalhão foi fundamental, nesse tempo pude aprender tudo sobre a construção civil e entender que a minha missão era do tamanho do Brasil, por isso, segui meu destino sem olhar para trás, fiz 35 mudanças junto com a minha família e hoje tenho um nome guardado na história dessa República”, declarou recentemente o “Rei das Pontes”.

Além de empresário, ele era também poeta por vocação. Um dos seus versos foi compartilhado pela família, do livro “O Poder”: “O tempo espera por tudo, pelo mal e pelo bem, protege a quem merece e só dá razão a quem tem, poder absoluto nunca negou a ninguém, se você esperar por ele, com certeza ele vem”.

O velório será neste domingo (20), em sua chácara, no Bairro Novo Horizonte, na zona norte de Macapá. Raimundo Gomes será enterrado no Cemitério São Francisco.

Foto de capa: arquivo familiar

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!