Morador do Boné Azul mantém bosque para a comunidade

Espaço é usado por crianças e adolescentes para ler e estudar
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Conhecido por ser o primeiro morador de Macapá a participar da Corrida de São Silvestre, o seu Antônio dos Santos Palheta, de 87 anos, mais conhecido como seu “Didó do Esporte”, coleciona mais um feito na vida. Ele plantou e hoje cuida de um bosque no Boné Azul, zona norte de Macapá.

Jaca baía, cupuaçu, jerimum, limão, laranja, manga, jambo e banana são algumas das frutas que o aposentado plantou árvores há 10 anos quando se mudou para o local. No início, era só um mato alto com algumas árvores. Então ele começou a plantação.

“Eu plantei a maioria das árvores, fiz balanços, cadeiras, bancos e fui limpando. Tinha feito um uma ponte aí na lagoa, mas o pessoal começou a usar pra fazer festa e não mantivemos. Hoje limpo o que dá com a ajuda dos meus filhos”, diz ele com dificuldade devido à idade.

Seu Didó: uma década plantando e preparando o espaço. Fotos: Cássia Lima

 

Memorias do seu Didó no espaço

O espaço fica localizado em frente à Rua Laranjal do Jari, no conjunto. Possui uma casa e uma pequena horta onde o aposentado, a esposa e os filhos cuidam com carinho. Muito ventilado devido a arborização, o pequeno bosque tem bancos e balanços na sombra das árvores. Assista:

Seu Didó nasceu em janeiro de 1930, no Gurupá, estado do Pará. Aos 18 anos se casou com a dona Maria Bernadeth de Moraes Palheta e juntos criaram 9 filhos. Hoje eles têm 65 anos de casados, mais de 29 netos e 15 bisnetos.

“Ele sempre gostou muito de mato e do campo. Mudamos pra cá por causa desse espaço que ele queria cuidar. Hoje ele já não pode capinar e limpar, mas paga os outros pra fazer quando pode. Ele faz isso por amor”, conta a esposa dele.

 

Horta…

 

… e balanços construídos no bosque

 

Dona Maria: marido cuida de plantas por amor

Todo o trabalho de mais de 10 anos no local foi reconhecido neste sábado (2), pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), que entregou para o aposentado um certificado de reconhecimento.

“Ele é um amigo do meio ambiente. Um cidadão exemplar por cuidar tão bem desse espaço e ter amor pelo que já fez. Esse é um reconhecimento pela sua historia de vida”, disse o secretário de Manutenção Urbanística, Augusto Almeida.

Trabalho do Seu Didó…

 

… foi reconhecido pela prefeitura

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!