Bebê com problema cardíaco grave é transferido para centro fora do AP

Criança estava internada na UTI do Hospital Mãe Luzia
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Foi transferido de Macapá para o Hospital de Messajana, no Ceará, na noite de quarta-feira (29), por meio do serviço aeromédico do governo, o bebê Adriel Luiz Oliveira Pinto. A criança recém-nascida está tem problemas cardíacos graves e o caso chegou a ser judicializado pelo Ministério Público do Amapá, com determinação para que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) garantisse a transferência do paciente, que estava na UTI neonatal do Hospital da Mulher Mãe Luzia, na capital.

De acordo com a secretaria, a vaga na unidade de saúde especializada fora do Estado foi garantida após articulação que envolveu a Coordenadoria de Regulação, Controle e Avaliação (CRCA) e equipe médica do Hospital da Mulher, que fizeram rastreamento em busca de leitos em todo o país..  

Adriel foi transferido na companhia da mãe. Os dois estão cadastrados no Programa de Tratamento Fora Domicílio (PTFD), desde o início do processo e receberão auxílio financeiro.

“A Sesa, quando tomou conhecimento do caso, cadastrou Adriel na Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC), responsável por atender a demanda de leitos de todo o país, mas enfrentou dificuldades por não haver leitos disponíveis para receber o paciente”, disse a secretaria em nota.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!