Prédio da Subprefeitura da Zona Norte é usado para futebol de fim de tarde

Moradores das redondezas têm usado o espaço, todas as tardes, como quadra de futebol
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Há três anos desativado, o prédio onde funcionava a Subprefeitura da Zona Norte de Macapá, localizado em frente ao Bairro Infraero 2, já foi alvo de várias denúncias: depredação do patrimônio público, esconderijo de ladrões, local de consumo de drogas, entre outras. Mas, agora, moradores das redondezas têm usado o espaço, todas as tardes, como quadra de futebol.

O mato alto também faz parte do cenário do prédio. Fotos: André Silva/SN

Portas, janelas, grades, telhados, louças e até o forro das salas foram levados por vândalos que, segundo moradores, passam a noite depenando o prédio. O local seria usado, segundo a Prefeitura Municipal (PMM) como uma central de abastecimento do município, mas a reforma não tem prazo para começar.

O mato alto também faz parte do cenário do prédio, que um dia abrigou vários serviços importantes para a população daquela zona de Macapá. Desde o fim de 2015, os serviços foram interrompidos, e, desde então, o local é depredado.

Vários vendedores de peixe também têm se aproveitado do abandono pra fazer uma renda a mais

“A gente ouve barulho a noite toda aí pra dentro. O pessoal já levou quase tudo, só não levaram as paredes porque não dá. À noite, ninguém tem coragem de passar na frente, com medo de sair alguém do meio da escuridão e querer assaltar”, disse dona Ivone Santos, de 58 anos, moradora das proximidades.

Abandono: prédio um dia abrigou vários serviços importantes para a população daquela zona de Macapá

O abandono do espaço atraiu alguns moradores do entorno da área para o local, mas, desta vez, não para depenar o imóvel, mas para jogar futebol, todo fim de tarde.

Imóvel está totalmente depredado

“A gente mora aqui no São José e aí não tem nenhuma quadra pra gente brincar, enquanto tem um lugar grande como esse desocupado. Aproveitamos e passamos a jogar bola todos os dias aqui, já que o prédio está abandonado”, relatou um dos jovens que estava no local e não quis ser identificado.

Telhados, portas, janelas, grades, louças e até o forro das salas foram levado por vândalos

Vários vendedores de peixe também têm se aproveitado do abandono pra fazer uma renda a mais. Eles armam as barracas todo fim de tarde para comercializarem o pescado. Aos poucos, o número de vendedores vai aumentando. A venda acontece todos os dias.

Respostas

Em junho do ano passado, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) havia anunciado que o local seria usado como uma central de abastecimento e que o projeto arquitetônico do novo espaço já estaria pronto. Contudo, não definiu data para iniciar a adaptação do espaço.

Telhado já não existe mais em uma das estruturas. Telhas foram roubadas. Local seria uma Central de Abastecimento

Desta vez, procurada novamente pelo Portal SelesNafes.com, a secretaria ficou de se pronunciar nesta quarta-feira (29) sobre uma possível data para início dos trabalhos.

Foto de capa: André Silva/SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!