Restos de capina viram adubo orgânico

Colaboradores reviram o material na peneira, onde é feita a separação da terra vegetal do material
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Um projeto piloto tem dado a destinação ambientalmente correta para o lixo produzido nas capinas e podas de árvores de Macapá. Os restos desse serviço – folhas, galhos e mato – está sendo aplicado na produção de adubo 100% orgânico. A iniciativa é das Secretarias municipais de Manutenção Urbanística (Semur) e Desenvolvimento Econômico (Semdec).

O adubo será utilizado em praças, jardins e hortas de instituições públicas do município

O produto é feito no aterro sanitário, localizado no km-14 da BR-210. O projeto existe há cinco meses, mas foi na segunda-feira (20) que as primeiras pilhas de composto orgânico ficaram prontas para uso. O procedimento é simples. Colaboradores reviram o material orgânico, retirando o composto que é levado à uma grande peneira, onde é feita a separação da terra vegetal do material que ainda não foi totalmente decomposto, e também de resíduos inorgânicos, como canudos plásticos, embalagens de doces, entre outros, que estão misturados com a grama.

Adubo é 100% orgânico, feito no aterro sanitário, localizado no km-14 da BR-210

De acordo com a Semur, em média, são produzidas 30 toneladas mensais de resíduos provenientes de poda e capina. Destas, 2 toneladas são usadas na experiência do projeto. O adubo será utilizado em praças, jardins e hortas de instituições públicas do município.

Fotos: Ascom/PMM

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!