Dia D contra o sarampo e a paralisia infantil é neste sábado

Devem ser vacinadas crianças a partir de 1 ano e com menos de 5 anos de idade
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

Acontece neste sábado (18) o Dia D de vacinação contra poliomielite e sarampo, em Macapá, das 8h às 17h, nas unidades de saúde do município e em um posto de vacinação do Estado. Devem ser vacinadas crianças a partir de 1 ano e com menos de 5 anos de idade. Também estão inclusas as pessoas já vacinadas anteriormente, aos que foram imunizados nos últimos 30 dias, não precisam de nova dose.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mais de 10 mil crianças já foram imunizadas, desde que a campanha iniciou. Pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação. O Dia D é a oportunidade para que os pais que não têm tempo de ir à unidade durante a semana imunizem seus filhos.

O Estado estará com um posto de vacinação das 8h às 17h no conjunto Macapaba I, na zona norte da capital, para reforçar o Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. A ação ocorrerá das 8h até as 17h, na Escola Estadual Marli Maria e Souza da Silva, localizada no habitacional.

Este ano, já foram disponibilizadas para os 16 municípios do Amapá, pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), mais de 140 mil doses de vacinas Tríplice Viral (sarampo) e VOP (poliomielite). Após o Dia D, os pais têm até o dia 31 de agosto para levar os filhos para receberem as vacinas.

A campanha teve início no último dia 6. No Amapá, a cobertura vacinal contra o sarampo e a poliomielite está em 31,4% do público-alvo. O quantitativo parcial de crianças imunizadas é de mais de 18 mil.  A previsão é que até o dia 31 de agosto, 58.705 crianças maiores de um ano e menores de cinco anos recebam as vacinas.

Vacina contra a poliomielite

Para crianças a partir de 1 ano de idade e com menos de 5 anos, independentemente de quantas doses já tomaram durante a vida. Para as pessoas que ainda não foram imunizadas, será realizada a vacina inativada de poliomielite. Se a criança tiver sido vacinada uma ou mais vezes, será feita a vacinação oral.

Vacina contra o sarampo

Para crianças a partir de 1 ano de idade e com menos de 5 anos, independentemente de quantas doses tomou durante a vida.

Foto de capa: Rodrigo Indinho/SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!