Ex-secretário de governo do PSB é transferido para o Iapen

Defesa publicou uma pequena nota afirmando que Juliano Del Castilo não era gestor à época do contrato investigado
Compartilhamentos

SELES NAFES

O ex-secretário de Planejamento do Amapá no governo Camilo, Juliano Del Castilo, foi transferido da sede da Polícia Federal de Macapá para o Instituto de Administração Penitenciária, na zona oeste de Macapá, na tarde desta quinta-feira (27).

Del Castilo foi preso em casa, no Bairro do Laguinho, e seguiu para a sede da PF onde prestou depoimento acompanhado por vários advogados. Por volta das 16h, ele chegou ao Iapen depois de ter passado por exame de corpo de delito na Polícia Técnico-Científica (Politec). Ele cumprirá prisão temporária (5 dias) no pavilhão especial, onde ficam os presos com nível superior. Ele é advogado. 

Durante todo o dia, nenhum advogado ou assessor da família Capiberibe atendeu telefonemas. Apenas uma pequena nota foi divulgada pela advogada do ex-secretário, Simone Contente.

No texto, ela diz apenas que o secretario foi “conduzido” para prestar esclarecimentos, e que teria apresentado documentos para provar que não era o gestor da Seplan durante as fraudes. Outras informações só serão dadas quando a defesa tiver acesso ao processo, avisou a nota.

Juliano Del Castilo foi o secretário de Planejamento do Estado durante os quatro anos do governo Camilo, entre 2011 e 2015.

Segundo a Polícia Federal, que nesta quinta-feira (27) deflagrou a “Operação Arauto”, um lobista a serviço da Seplan teria fraudado a licitação para contratar consultoria em obras que envolviam R$ 20 milhões do BNDES.

Juliano Del Castilo comandou o Planejamento durante o governo Camilo. Foto: Arquivo/SN

O esquema tinha a participação de duas empresas combinadas para simular uma concorrência. Até um mototaxista teria sido usado como laranja para se passar por representante de uma das empresas no momento da abertura de envelopes com propostas das empresas concorrentes.

Ninguém na PF ou na Controladoria Geral da União deu entrevista para explicar qual seria a participação de Juliano Del Castilo.

No total, foram cumpridos sete mandados de prisão e 14 de busca e apreensão em várias cidades. O lobista, que ainda não teve o nome divulgado oficialmente, foi preso em Belém (PA). Outras prisões foram realizadas em Macapá (Del Castilo), Porto Velho (RO) e Curitiba (PR).

Um dos mandados de busca e apreensão cumprido num prédio comercial onde funcionava a empresa de consultoria. Uma farta documentação foi apreendida junto com HDs de computadores.  

Policiais documentos apreendidos em empresa de consultoria no início da tarde desta quinta-feira (27). Foto: JM

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!