Aplicativo é criado para evitar suicídios no Amapá

Ferramenta foi solicitada em audiência pública
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

Desde quarta-feira (26), está disponível para a sociedade amapaense o aplicativo “SOS Vida Amapá”. A criação da ferramenta foi solicitada através de audiência pública, como forma de estratégia e intervenção diante dos casos de suicídio no estado.

Inicialmente, o aplicativo está disponível para android, com previsão de liberação para a versão IOS em 15 dias. O funcionamento da ferramenta é bem prática, segundo os criadores. A pessoa em sofrimento psicológico intenso pode cadastrar sua rede de apoio, inserindo primeiro seu nome e telefone, em seguida cadastra 3 pessoas de confiança para o suporte emocional.

Quando acionado o botão de ajuda, os amigos cadastrados, automaticamente, receberão uma mensagem de pedido de socorro, podendo ser emitida tanto por SMS, como pelo Whatsapp da pessoa cadastrada. Também foi adicionado ao APP o botão do Centro de Valorização à Vida (CVV), com ligação automática para o número 188. Posteriormente, será adicionado um link para acesso a micro rede de assistência à crise suicida, facilitando ao usuário buscar ajuda em pontos estratégicos.

“O APP foi pensado como uma forma de prevenção e intervenção imediata diante da crise suicida, bem como o planejamento de coletar dados diante das tentativas de suicídios que vêm aumentado significativamente em nosso estado. Todas as transmissões de pedido de ajuda serão registradas em um banco de dados que poderá gerar estatísticas reais das pessoas em sofrimento, e também servir de informação para a coordenação de saúde mental e demais órgãos desta competência, para se realizar uma ‘busca ativa’ destas pessoas, verificar a adesão ao tratamento e identificar qual o órgão mais próximo para acolhe-lo”, falou Joelma Ribeiro, psicóloga pesquisadora voluntária do Ambulatório de Atenção à Crise Suicida.

Joelma Ribeiro, psicóloga pesquisadora voluntária do Ambulatório de Atenção à Crise Suicida Foto: Rodrigo Indinho

Segundo ela, o ambulatório compreende que a pessoa com pensamento suicida sinaliza de diversas formas antes de cometer o ato, visto que quem pensa em suicídio quer matar a dor e não a vida.

“Um caso que sempre tomo como exemplo foi uma pessoa que cometeu suicídio este ano, onde há um ano ele apresentava sofrimento intenso e, antes de tentar o ato, ligou para seu filho e ex-esposa, que puderam conter a crise e ajuda-lo, porém, um ano depois, diante da depressão e do desemprego, seu sofrimento foi potencializado, e, no dia que cometeu suicídio, realizou três ligações para seu filho, e este, por algum motivo, não pode atender, e a pessoa cometeu o ato contra sua vida. É partindo dessa lógica que o APP pode ajudar, dando oportunidade da pessoa emitir sinal de alerta para sua rede de apoio”, finaliza Joelma.

O aplicativo “SOS Vida Amapá” pode ser baixado na Play Store.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!