Conta de energia: Empresa ajuda consumidores a contestar cobranças indevidas

Contlux dá assessoramento pericial para os consumidores que contestam cobranças indevidas
Compartilhamentos

INFORMATIVO

Uma das empresas mais especializadas do Brasil em auditagem de contas de energia elétrica começou a operar no Amapá. O objetivo da Contlux, que está no mercado há 31 anos, é assessorar os consumidores (pessoa jurídica e física) que travam uma luta desigual na hora de questionar cobranças indevidas, principalmente de valores atrasados.

E há casos surpreendentes de cobranças erradas, como o que está ocorrendo com um consumidor do Bairro do Buritizal, na zona sul de Macapá, que não será identificado nesta reportagem. No fim do ano passado, uma sobrecarga de energia destruiu vários medidores em postes da rua, os famosos “olhões”.

Equipes da CEA foram ao local e retiraram o que restou dos equipamentos, e a empresa passou a calcular a conta de energia de um dos moradores pela média de consumo. Até hoje, nenhum outro equipamento foi instalado no lugar.

Dezenas de reclamações todos os dias na Central de Atendimentos da CEA. Foto Arquivo SN

No início de outubro deste ano, o morador foi surpreendido ao ser notificado pela CEA por meio de um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI), documento emitido sempre que é detectada uma irregularidade cometida pelo consumidor.

O TOI indicava que não havia equipamento de leitura no local. Resultado: o usuário será cobrado pela “infração” nos próximos dias, e precisará contestar.

Difícil encontrar um amapaense que já não tenha se queixado desse e de outros problemas. Na maioria dos casos, as reclamações terminam no parcelamento da dívida, porque a CEA dificilmente reconhece que tenha se equivocado em algum procedimento.

O objetivo da Contlux, que tem sua matriz em Bragança Paulista (SP), é dar suporte técnico aos clientes que tentam convencer a CEA que suas contas de energia estão erradas. Todo o trabalho é feito no âmbito administrativo.

Normalmente, a CEA orienta o dono da empresa ou o pequeno consumidor a fazer um recurso onde ele escreverá algum argumento que normalmente será indeferido. Se o cliente não buscar a negociação, ele terá a energia cortada.

No final das contas, será um simples consumidor contra uma megaestrutura jurídica e de perícia da companhia, que sempre alega estar fazendo tudo de acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

TOI entrega por suposta irregularidade cometida pelo consumidor

Com a Contlux, o consumidor terá assessoria e até a atuação de peritos autorizados a emitir laudos técnicos para contrapor o que afirma a estatal. A empresa também atua na revisão do parcelamento das multas e outros valores. Ao final, o que o consumidor pagou indevidamente poderá ser devolvido pela companhia.

Contlux atua há 31 anos no mercado

Empresa fica em frente a Central de Atendimento da CEA

Gerenciamento

Outro serviço da Contlux que permite economia para consumidores maiores é o gerenciamento da conta de energia elétrica. Basicamente, os peritos da empresa checam se o consumidor está pagando pelo que realmente precisa.

Ou seja, em muitos casos, especialmente de consumidores industriais, o cliente paga por uma quantidade de energia que não necessita. 

A Contlux no Amapá funciona na Avenida Cora de Carvalho, exatamente em frente ao Departamento Comercial da CEA. 

Quem quiser mais informações poderá ligar para 98117-6000. Visite o site da Contlux clicando aqui.  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!