Decoração: Como ter a natureza mais presente no cotidiano

Compartilhamentos

ISABELA SUSSUARANA, Arquiteta

Para quem está na fase final de uma obra ou apenas está querendo mudar a decoração, plantas e flores são ótimas opções para renovar, trazer charme e vida para o ambiente. Nesse momento, muitas pessoas se perguntam por qual tipo de produto deve optar, se planta natural ou artificial, gerando muitas dúvidas que, nós do IS Arquitetura, procuramos solucionar.

A vontade de trazer a natureza para o convívio diário está cada vez maior e as plantas naturais são nossa preferência e primeira opção sempre, porém isso depende das preferências e disposição de cada pessoa.

Não é nenhum segredo que as plantas naturais são as que mais necessitam de cuidados e de mais tempo para se dedicar a elas, ou seja, muito mais trabalho que se teria com plantas artificiais, no entanto, nada se compara a satisfação de se ter algo realmente natural e vivo no seu espaço de convivência.

Pacová, nossa queridinha. Perfeita para a decoração de um ambiente descontraído e despojado. Fonte: Pinterest

A seguir, iremos mostrar que com um pouco de conhecimento e dedicação é sim possível obter espécies naturais adequadas na sua decoração. Confira dicas importantes de como cuidar e quais plantas ideais para se ter em ambientes fechados como, por exemplo, sala de estar ou sala de jantar.

Iluminação Adequada

Dê preferência aos ambientes com iluminação natural, as plantas gostam e se desenvolvem melhor, a falta de luz faz com que a planta não se desenvolva e fique desprovida de beleza. Caso não haja iluminação, é aconselhável levar a planta para o ambiente externo para que seja feito o banho de luz, e após 2 dias feito isso volte com ela para o ambiente interno.

Irrigação

As plantas necessitam de água para permanecerem bonitas e viçosas. Porém engana-se quem pensa que devemos molhá-las todos os dias, pois isso pode prejudicar e levar ao apodrecimento das raízes. Algumas espécies de plantas mais desenvolvidas podem ficar dias sem serem irrigadas, enquanto que plantas novas ou em fase de crescimento necessitam de mais água. Agora como saber se a planta precisa ser regada? Basta pôr o dedo na terra, se estiver seca ela necessita ser irrigada.

Costela de Adão. Vem se mostrando cada vez mais uma ótima opção para decoração, com suas folhagens brilhosas e viçosas. Ao fundo, a samambaia. As duas ficam alegantes e dão sensação de bem-estar na sala de jantas. Essas plantas adoram ambientes internos.

Temperatura do Ambiente

É importante deixar o ambiente bem arejado com o ar renovado sempre que possível, pois algumas espécies, dependendo do clima, não suportam as mudanças de temperatura e não se desenvolvem adequadamente, perdendo folhagem ou sua coloração natural, algumas ficam amareladas e com as folhas secas.

Adubo ou Substrato

É de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento da planta, neles estão todos os nutrientes necessários para que ela prospere no vaso ou em qualquer outro lugar em que esteja plantada. Algumas espécies necessitam de determinados tipos de adubos, por isso é interessante pedir indicações e informações mais completas ao fornecedor, em Macapá você pode encontrar esses tipos de informações e serviços na loja Espaço Verde, especializada no assunto, localizada no centro da cidade.

Fycys Lirata. Planta super em alta, nobre e resistente. Bastante utilizada em ambientes internos. Ao fundo a Jiboia, bastante resistente e pode se adaptar facilmente aos ambientes internos

Espécies para ambientes fechados

A maioria dos clientes que nos procuram, optam por espécies duradouras e que dão menos trabalho na hora dos cuidados. Não basta comprar a planta e levar para casa, pois até mesmo as mais fáceis de cuidar precisam de dedicação. Confira algumas espécies apropriadas que podem ser facilmente utilizadas na decoração de ambientes fechados:

• Samambaia
• Espada de São Jorge
• Jiboia
• Lírio da Paza
• Palmeira Leque
• Palmeira Refis
• Palmeira Ceifrise
• Fícus Lyrata
• Bromélia
• Pacová
• Aglonema
• Antúrio
• Begônia
• Suculentas
• Cactos

Isabela Sussuarana: necessidade de trazer a natureza para o dia a dia está cada vez maior. Foto: Divulgação

Ter um espaço decorado e ornamentado com plantas naturais de sua preferência é possível e é para todos, basta seguir as dicas e se dedicar a elas, nada melhor do que ter seu espaço carregado de boas energias.

Levar vida ao ambiente trabalhado é a forma mais simples de deixa-lo charmoso e acolhedor.

Isabela Sussuarana, Arquiteta

Av. Almirante Barroso, 219-A Centro

 [email protected]

is_isabellasussuarana

 (96) 98134-8293 / (96) 981192841

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!