TRE decide que votos no PSB e PT aparecerão como nulos no Amapá

Na prática, se Capiberibe não reverter a situação, passarão para o segundo turno Davi (DEM) e Waldez (PDT)
Compartilhamentos

SELES NAFES

As últimas horas antes da eleição ficaram dramáticas para a candidatura de João Capiberibe (PSB), que vem liderando as pesquisas desde o início da campanha. É que o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) decidiu por unanimidade, em sessão que terminou no início da tarde deste sábado (6), que constarão como nulos todos os votos da chapa PSB/PT.

Na prática, isso quer dizer que os candidatos João Capiberibe e Marcos Roberto Marques (vice) terão os votos guardados no sistema, mas eles não ficarão visíveis durante a apuração. Os votos só serão computados caso o PSB ou o PT consigam uma liminar no TSE.

Mas, sem uma decisão favorável, e se as pesquisas estiverem certas, passarão para o segundo turno Waldez (PDT) e Davi (DEM), pelo menos até que haja uma nova decisão.

Sessão no TRE terminou no inicio da tarde

Essa alteração, para a condição de “votos nulos”, será feita no Sistema de Gerenciamento de Totalização dos Votos da Justiça Eleitoral. Cabe recurso da decisão, mas sem efeito suspensivo.

“(…) Os votos atribuídos aos partidos considerados inaptos em virtude das decisões proferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passem a condição de NULOS, nos termos da Resolução do TSE 23.554/2017”, diz uma nota divulgada por volta das 16h, e preparada pela assessoria do TRE logo após a sessão administrativa de hoje.

Waldez Góes (PDT)….

…e Davi passarão para o segundo turno com a decisão do TSE e do TRE. Fotos: Arquivo/SN

A decisão do TSE também afetou a chapa para o Senado, porque Janete Capiberibe tem dois suplentes que são do PT. No caso das coligações para deputados federais e estaduais, o PT também foi retirado, dificultando o alcance coeficiente eleitoral. 

PPS e Patriota

A nota também mencionou o PPS e o Patriota, cujos os candidatos também ficarão na mesma condição já que as legendas também estão inaptas.

A mudança no sistema de totalização dos votos do TRE foi baseada numa decisão proferida pelo TSE na noite da última sexta-feira (5), que indeferiu todas as candidaturas de partidos considerados inaptos por ausência da prestação de contas do fundo partidário.

O PT informou mais cedo que irá recorrer da decisão do TSE, mas o PSB ainda não atendeu solicitação do Portal SelesNafes.Com para se manifestar a respeito do problema. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!