1ª ouvidora do Iapen terá a missão dar respostas rápidas a quase 4 mil pessoas

Aline Ferreira foi nomeada com a missão atender demandas de detentos, parentes e servidores
Compartilhamentos

SELES NAFES

Uma administradora de 33 anos com pós-graduação em Direito do Estado será a primeira ouvidora-geral da história do superlotado sistema carcerário do Amapá, gerenciado pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). Aline Ferreira, que também é funcionária de carreira, será nomeada nesta sexta-feira (18) com a difícil missão de encaminhar e dar respostas rápidas às demandas, especialmente de detentos, familiares e servidores.

A penitenciária tem hoje 2.923 presos do sexo masculino, e 119 do sexo feminino, além de 933 servidores efetivos. O público é grande, quase 4 mil pessoas. 

A pequena equipe da Ouvidoria do Iapen, composta por enquanto por apenas dois servidores, receberá cinco tipos de manifestações: denúncias, reclamação de serviços, solicitações, sugestões e elogios. Antes, todas as demandas eram encaminhadas apenas para a Corregedoria do Iapen e muitos eram resolvidas pela própria Aline Ferreira, informalmente, com a ajuda dos coordenadores.

“Pessoas que reclamavam de uma demanda do interno tinham que esperar o atendimento do coordenador para fazer a solicitação. Mas a partir de agora ela solicitará para a gente e encaminharemos para os coordenadores com prazo de resposta de até 20 dias. Vamos responder do jeito que a pessoa pedir, por telefone, e-mail ou carta. Também usaremos o e-ouv (site), uma plataforma do governo federal”, adianta a ouvidora do Iapen, que já foi nomeada na sexta-feira da semana passada.

Parentes de presos também serão atendidos com respostas mais rápidas. Foto: Arquivo/SN

Aline Ferreira já resolvia demandas, informalmente

A criação da ouvidoria é fruto de um levantamento feito entre os internos, servidores e parentes, que apontaram a necessidade de uma equipe específica para receber as demandas. 

A Ouvidoria do Iapen funcionará de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h. Um número de WhatsApp será divulgado para receber solicitações 24h.

A posse nesta sexta-feira terá a presença do presidente do Iapen, Lucivaldo Monteiro; do controlador-geral do Estado, Otni Miranda, e do superintendente da CGU, Thiago Machado.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!