“Povos indígenas merecem respeito”, diz Davi ao receber lideranças

Grupo contrário às mudanças previstas na MP 870/2019 promovem o Acampamento Terra Livre, em Brasília
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Ao receber, nesta quarta-feira (24), lideranças indígenas que protestam contra mudanças na política de demarcação de terras e na Fundação Nacional do Índio (Funai), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), sinalizou pelo diálogo.

O grupo representa povos originários de todo o país que estão em Brasília na 15ª edição do Acampamento Terra Livre. As caravanas começaram a chegar hoje e ficam reunidas, na Esplanada dos Ministérios, até esta sexta-feira (26).

Os manifestantes pedem que o Congresso Nacional não aprove a Medida Provisória (MP) 870/2019. Se aprovado, o projeto muda a política territorial dos povos originários que atualmente é responsabilidade do Ministério da Justiça e a transfere para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Davi com lideranças indígenas: apoio para conversa e entendimento. Fotos: divulgação

Além disso, a estrutura da Funai deixa o Ministério da Justiça e passa a integrar o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

“O Senado é a casa do povo e diálogo deve ser a palavra de ordem. Os povos originários merecem o nosso respeito e podem contar com o meu apoio para promover a conversa e o entendimento na valorização das causas indígenas”, disse Davi.

O presidente lembou ainda que, nesta quinta-feira (25), o Senado Federal realiza, às 10 horas, uma sessão especial, no Plenário, para homenagear os povos indígenas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!