Vistos serão emitidos em Macapá em 90 dias, afirma novo cônsul honorário

Fabien Fournet recebe a placa de nomeação das mãos do embaixador da França no Brasil, Michael Miraillet. A cerimônia de retomada das atividades do Consulado Francês na capital amapaense ocorreu nesta segunda-feira (29)
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

Durante a cerimônia de reabertura do Consulado Francês em Macapá, o novo cônsul honorário Fabien Roger Gilbert Fournet, em uma breve conversa com o portal SelesNafes.com, deu detalhes sobre como funcionará o novo visto e a Ponte Binacional.

Cerimônia de reabertura do Consulado Francês em Macapá. Fotos: Rodrigo Indinho/SN

As atividades do consulado da França em Macapá foram oficialmente interrompidas em janeiro do ano passado por questões de gestão interna, e os vistos passaram a ser emitidos pela embaixada francesa em Brasília, gerando dificuldades enormes, sobretudo para os amapaenses.

Autoridades amapaenses prestigiaram a solenidade

Fabien Fournet segue os caminhos do pai, Felix Fournet, que foi o primeiro cônsul honorário da cidade, em 1975. Ele recebeu a placa de nomeação das mãos do embaixador da França no Brasil, Michael Miraillet. Acompanhe a entrevista:

SelesNafes.com – Quando os vistos começarão a ser emitidos em Macapá? Depende de quê?

Fabien Fournet – Olha, os vistos vão começar a ser emitidos daqui a 90 dias, no caso três meses. Vai ser diferente dos vistos anteriores porque esse será um visto biométrico. Esse tempo é para gente pode sintonizar e sincronizar junto com a embaixada.

SN – Quanto custará o visto?

FF – O valor do visto é de € 60.

SN – Quais os documentos necessários para conseguir o visto?

FF – Passaporte, comprovante de renda e todo um formulário que a pessoa precisa ter conhecimento ao ter o interesse.

Fabien Roger Gilbert Fournet

SN – Por quanto tempo ele será válido?

FF – Depende do cadastro, do dossiê do brasileiro que queira ir lá, porque têm vistos que valem 90 dias e outros são superiores a isso.

SN – Por que ainda não é possível atravessar de carro a Ponte Binacional em direção à Caiena?

FF – Esse caso é um grande problema, não é a questão de Caiena ou Guiana Francesa, que está no espaço da comunidade europeia então têm que ser pela comunidade europeia, mas em breve será feita essa questão.

SN – Quando o Brasil e a França concluirão o acordo de tráfego sobre a Ponte Binacional?

FF – Olha ainda não tenho essa informação para vocês. Mas vai ter um encontro do Consórcio de Transportes em julho, que, com certeza, vamos ter novas informações.

SN – Quando acha que isso será possível?

FF – Só poderei dar essa informação mais para frente.

SN – Qual será a relação comercial entre Amapá e a Guiana Francesa quando a ponte estiver plenamente funcionando?

FF – Tem muitas coisas a ser fazer, como a deliberação do tráfego comercial que será feito. Agora em julho vamos ter mais reposta para poder lhe dar.

SN – Há muitos casos de brasileiros que morrem na Guiana. Parentes dizem que a burocracia atrasa demais a liberação dos corpos. O que acha?

FF – Aí eu não posso me pronunciar, não cabe a mim. Desculpe!

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!