Falha impediu o uso de até 900 cartões de passagem, admite Setap

Entidade acredita já ter resolvido situação que causou transtorno a usuários
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Desde o último sábado (18), centenas de usuários do transporte coletivo intermunicipal (Macapá/Santana/Macapá) têm enfrentado problemas na hora de passar na roleta dos ônibus. Trabalhadores com cartões de vale-transporte e estudantes com cartão do passe-escolar, relataram que seus cartões começaram a não passar e a aparecer a mensagem “saldo insuficiente”.

Segundo, Jucileide da Silva, de 49 anos, moradora de Macapá, com o filho o problema foi com o cartão de meia-passagem.

“Vi, ainda hoje, trabalhadores com o mesmo problema e sem dinheiro para pagar a passagem e o cobrador não querendo deixar passar. O Setap em nenhum momento orientou o cobrador, o motorista para que eles deixassem passar. Quem não tinha dinheiro e o cartão não passava, ficava na pista. O Setap também não fez nenhuma comunicação pública”, relatou a mãe com indignação.

Problema atingiu ônibus da linha intermunicipal. Foto: arquivo SN

O estudante do curso de farmácia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Rodrigo Silva, contou que, quando o cartão não passou, a cobradora o orientou aguardar outro passageiro que pudesse passar seu vale duas vezes em seguida, o que acabou ocorrendo.

“Como estava sem dinheiro, fiquei apreensivo de ficar para trás. Agradeço aos dois que me ajudaram. Nesses dias tenho conseguido algumas caronas, dado algum jeito. Tomara que agora já esteja resolvido”, afirmou o estudante.

O estudante Rodrigo Silva teve que aguardar outro passageiro, com recarga no cartão, para poder passar. Foto: Marco Atônio P. Costa

Setap
O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap) confirmou a ocorrência. A entidade explicou que aconteceu um problema de ordem técnica, em que aproximadamente 900 usuários podem ter sido atingidos de forma aleatória. O sindicato acredita já ter solucionado a situação.

“Aconteceu que, no momento em que geramos as tabelas no fim do dia, tivemos um problema na verificação de datas da categoria intermunicipal. O arquivo da tabela foi corrompido e a informações passou para alguns cartões. Quando o usuário apresentava o cartão no validador, como não se conseguia verificar a data, a informação que era passada é que estava sem saldo. Estava corrompido o arquivo, simplesmente isso”, afirmou Benedito Pimentel, Técnico de bilhetagem do Setap.

Artur Sotão (diretor do Setap/à esquerda) e Benedito Pimentel (técnico de bilhetagem/à direita): sistema corrompido. Foto: Marco Antônio P. Costa

O Setap também orienta que os usuários que tiverem cartões em que o problema persistir, para procurarem a sede do sindicato, localizada na Avenida Padre Júlio, 556, no Bairro Central de Macapá.

Foto de capa: Marco Antônio P. Costa

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!