Governo quer açaí e pescado nos mercados internacionais

O objetivo é estruturar as duas cadeias produtivas para alcançar volume em alta escala no Amapá, desde os insumos até a certificação do produto final.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O Amapá deverá ter investimentos substanciais nos próximos dois anos nas cadeias produtivas do pescado e do açaí para elevar essa produção a nível de exportação. O objetivo é alcançar a produção em alta escala e estruturar a cadeia, de ponta a ponta, desde os insumos até a certificação do produto final.

Na prática, o governo vai apoiar os empreendedores dessas duas cadeias na captação de recursos, acesso ao crédito, no licenciamento ambiental, capacitação de mão de obra, insumos, pesquisa e tecnologia, criação de marcos legais e certificação. Desta forma, toda a cadeia estará em condições de competir nos mercados de exportação.

Para isto, o governo estadual começou a construir um planejamento com linhas de ação que deverão ser implementadas por órgãos dos setores econômico, de ciência e tecnologia e educação, para garantir qualidade, regularidade e volume de produção do pescado e do açaí no Estado. As responsabilidades de cada órgão foram definidas durante um encontro ocorrido nesta terça-feira, 4, na Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), com a participação de técnicos e gestores.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Eduardo Tavares, o pescado e o açaí foram escolhidos como produtos da linha de frente por terem menos dificuldade com processos burocráticos, como regularização fundiária, por exemplo.

“É um modelo de estratégias visando o desenvolvimento integrado de cadeias produtivas, para estabelecer relações comerciais com mercados internacionais. Depois replicaremos esse modelo para cadeias de outros produtos amapaenses e atividades econômicas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!