Macapá recebe vacina contra meningite para adolescentes

A vacinação estará disponível em todas as unidades de saúde a partir de segunda-feira, 5 de agosto.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

A partir da próxima segunda-feira (5), os postos de saúde de Macapá estarão abertos para a vacinação de jovens na faixa etária de 12 e 13 anos contra meningite. O Município recebeu 3 mil doses da vacina Meningocócica C do Ministério da Saúde.

Embora esteja muito relacionada às crianças, que são vacinadas ainda nos primeiros meses de vida, os adolescentes também precisam da imunização, pois estão entre os principais transmissores da meningite.

Os adolescentes são portadores assintomáticos do meningococo, ou seja, podem estar infectados, mas sem manifestar sintomas. Mesmo que não adoeça, quando o adolescente fala perto de alguém, beija ou compartilha utensílios, pode transmitir a bactéria pela saliva ou respiração.

A meningite pode levar à morte em até 48 horas. Causada por vírus, bactérias, fungos ou outros agentes infecciosos, a meningite mais comum no Brasil é a bacteriana do tipo C, que a forma mais grave, provocada pelo meningococo.

Os sintomas são dor de cabeça, enjoo, mal-estar e corpo enfraquecido. O quadro clínico mais típico caracteriza-se por febre alta, manchas arroxeadas no corpo, rigidez na nuca (pessoa não consegue encostar o queixo no peito) e dor de cabeça muito forte.

HPV

A Secretaria Municipal de Saúde também alerta que, junto à meningocócica, os jovens devem tomar a vacina contra o HPV, que também está disponível nas UBS’s de Macapá. Fazem parte desse público-alvo meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!