Após ganhar bolsa na Espanha, amapaense tem dificuldades para cursar engenharia

Estudante de escola pública com orgulho, Ellen Caroline Moraes Gonçalves foi selecionada em programa da Universidad de Jaén
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A estudante Ellen Caroline Moraes Gonçalves, que atualmente estuda o curso de engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), acabou de ser selecionada para estudar na Espanha.

A estudante ganhou uma bolsa integral no programa Talentos da Universidad de Jaén (província localizada em Andaluzia, ao sul da Espanha) para estudar engenharia civil, sua grande paixão.

Ellen Caroline Moraes Gonçalves, na universidade. Fotos: arquivo pessoal

Entretanto, a bolsa só cobre os gastos após a estudante chegar em Jaén, ou seja, os gastos com a tirada de passaporte, vistos e passagens aéreas são por conta da estudante. Por isso a mesma resolveu realizar uma coleta on line para pedir apoio financeiro.

“Gosto de ser transparente no que faço. Então está disponível além do link para que as pessoas acompanhem o quanto já foi arrecadado, outro espaço virtual para que as pessoas possam ver as notas fiscais dos gastos que vou tendo”, esclareceu a estudante.

História

Com orgulho, Ellen Gonçalves, que tem apenas 21 anos, fala da sua história toda ligada à escola pública. Macapaense de berço, ela estudou nas escolas estaduais Deuzuite Cavalcante, Azevedo Costa, Tiradentes e, em 2016, passou no vestibular para o curso de engenharia civil na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Como sempre quis estudar fora do Amapá, para aumentar suas experiências de vida e em busca de uma formação com maior excelência, em 2018 Ellen conseguiu um intercâmbio nacional.

Jovem amapaense começou a cursar engenharia na Unifap

A experiência da mobilidade acadêmica deu tão certo que Ellen fez novamente a prova do Enem e fincou os pés de vez na UFRGS, em Porto Alegre, até receber a bolsa para estudar fora do Brasil.

“O resultado saiu em maio e eu infelizmente fiquei apenas na lista de espera, com muitas pessoas na frente e então eu desisti, esqueci do assunto. Mas no última dia 12 de setembro eu recebi a notícia que era a próxima da lista e então está essa correria toda. Estou pedindo encarecidamente que quem puder contribuir, nem que seja com um pouco, já terá sido uma grande ajuda!”, finalizou, Ellen.

A coleta virtual tem o objetivo de angariar R$ 6 mil e até o momento do fechamento desta matéria já tinha atingido R$ 400.

O link da coleta é www.vakinha.com.br/vakinha/estudar-espanha

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!