“Não há surto de sarampo no Amapá”, garante SVS

Vigilância em saúde do Estado reforçou o chamado para o Dia D de vacinação de crianças, que será no sábado (19)
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Após a confirmação do primeiro caso de sarampo no Amapá em mais de 20 anos, direção e equipe técnica da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) garantiram na tarde desta quinta-feira (17), que não há um surto da doença no Estado.

Ainda sob investigação, mas a maior possibilidade com que os técnicos da SVS trabalham até o momento, é que a doença tenha sido contraída após contato com uma pessoa infectada de um estado do Nordeste.

“Pelo relato da paciente, ela teve contato com outras pessoas de fora do Estado e nossa área técnica está avaliando que não seja um caso autóctone, ou seja, não é um caso necessariamente surgido no Amapá e sim, importado”, esclareceu o superintendente da SVS Dorinaldo Malafaia.

Superintendente Dorinaldo Malafaia e área técnica da SVS apresentaram detalhes do caso confirmado. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

Quadro de saúde

De acordo com a vigilância em saúde do Estado, a paciente está fora de perigo e recebeu todo o tratamento necessário. O caso está sendo analisado e investigado desde o mês de agosto.

“A paciente foi acompanhada pelos médicos, pela atenção básica, pelos serviços de saúde e está perfeita, está em boas condições de saúde. Seu esposo que também andou adoentado, deu negativo para Sarampo, era apenas uma virose comum. A paciente tem um bebê de cinco meses que nunca adoeceu, nunca apresentou problema nenhum”, afirmou a médica infectologista Maylin Rodríguez.

Maylin Rodrígues (SVS): paciente está fora de perigo. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

Prevenção

Dorinaldo Malafaia aponta que, atualmente, existem dois fatores de risco que podem fazer as campanhas de vacinação não terem a mesma eficácia que já obtiveram no passado.

A primeira delas é um certo relaxamento da população brasileira que enfrentou e venceu surtos de várias doenças nas décadas de 80 e 90. Já a segunda, tem razão de cunho ideológico que é alvo de preocupação da superintendência.

“Temos que estimular a população para a vacinação. Esse movimento anti-vacina é prejudicial à saúde, porque estimula as pessoas contra a prevenção e contra o atendimento médico. É um absurdo”, exclamou o gestor.

No sábado (19), será o Dia D de vacinação para crianças. Foto: SVS/divulgação

Dia D contra o sarampo será neste sábado

No sábado (19), o país inteiro terá um dia nacional de vacinação e campanhas de prevenção e combate ao sarampo. No Amapá, todos os 16 municípios tiveram suas equipes treinadas e mais de 75 mil doses da vacina tríplice viral entregues pelo Estado.

O público alvo deste primeiro “dia D” será crianças de seis meses até cinco anos. Depois desta etapa, no dia 30 de novembro será o “dia D” para as pessoas de 20 a 29 anos de idade. A SVS assegura que os estoques de vacina e materiais estão totalmente garantidos.

Foto de capa: André Rodrigues/Sesa

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!