Comissão eleitoral teria ido à festa de conselheira mais votada de Tartarugalzinho

Município é o terceiro no Amapá a ter disputa questionada por concorrentes. Há denúncias também nos pleitos de Santana e L. do Jari
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Segundo denúncia ao Ministério Público do Amapá de um grupo de candidatos ao Conselho Tutelar de Tartarugalzinho, município a 230 quilômetros de Macapá, a comissão eleitoral do pleito teria participado da festa de comemoração da candidata mais votada.

O MP abriu inquérito civil público para investigar o pleito, ocorrido no dia 9 de outubro. Se concluir que houve irregularidade na disputa, deverá ser pedido na Justiça a impugnação da eleição.

Segundo a denúncia, o processo de votação ocorreu de forma fraudulenta, com transporte de eleitores do interior para a sede do município e fornecimento de alimentação. Além disso, segundo os candidatos denunciantes, era possível no dia ver o uso de carros oficiais da saúde do município, ônibus vans e carros de passeio vindos de Macapá.

Outro questionamento feito sobre o processo eleitoral, é que houve também tumulto generalizado em uma seção onde funcionaram somente quatro urnas sem fila de prioridade, o que teria causado muitas desistências.

Além de apontar irregularidades no processo, segundo o grupo, conselheiros tutelares concorreram à reeleição sem se desvincular de seus mandatos e teriam usado os cargos para fazer campanha.

Com Tartarugalzinho, já são 3 os municípios amapaenses que estão tendo as eleições do Conselho Tutelar questionadas judicialmente. Denúncias também foram feitas sobre as disputas em Santana e Laranjal do Jari.

Foto de capa: MP/arquivo

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!