Vereadora vira ré em processo por exploração ilegal de ouro

Raimundinha Garimpeira, do PPS de Tartarugalzinho, está sendo investigada desde 2015
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O juiz Jucélio Fleury, da 1ª Vara Federal do Amapá, aceitou denúncia contra uma vereadora do município de Tartarugalzinho, cidade a 232 km de Macapá, acusada de extrair ouro e tantalita de forma clandestina na região.

Além de Raimundinha Garimpeira (PPS), estão na denúncia encaminhada à justiça federal o marido dela, Dingo Ferreira de Souza, uma filha e um sócio da parlamentar.

O grupo foi investigado no âmbito da Operação Falsino, deflagrada pela Polícia Federal e Ministério Público Federal (MPF) em duas fases, nos anos de 2015 e 2018. A denúncia foi encaminhada à justiça em junho deste ano.

As investigações, que iniciaram em 2015, apontam que a família da vereadora vem extraindo minério na região há pelo menos 20 anos, sem permissão dos órgãos de fiscalização, o que teria provocado “danos ambientais irreversíveis”.

A tantalita estaria sendo retirada fora da área que tinha autorização da Agência Nacional de Mineração, o antigo DNPM, enquanto o ouro era explorado clandestinamente.

O MPF pede que a família, também acusada de crimes fiscais e ocultação de bens, pague à justiça R$ 3,5 milhões.

A família recebeu prazo de 10 dias para apresentar defesa escrita. O Portal SelesNafes.Com tenta contato com a assessoria da vereadora.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!