Aplicativo vai indicar amassadeiras com açaí descontaminado

A tecnologia será desenvolvida pela Embrapa em parceria com a Vigilância Sanitária de Macapá e vai apontar onde o consumidor pode comprar o açaí tratado com padrões de segurança alimentar.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Uma nova proposta tecnológica promete dar mais segurança na hora de escolher onde comprar um dos mais comuns e apreciados alimentos do Amapá, o suco do açaí.

A iniciativa inovadora é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Vigilância Sanitária de Macapá, que começaram as tratativas para desenvolver um aplicativo de celular que vai apontar as amassadeiras que realizam o processo de branqueamento do fruto, ou seja, que descontaminam o produto. O aplicativo será gratuito.

Segundo a Vigilância Sanitária, atualmente Macapá tem cerca de 5 mil locais que comercializam açaí, mas apenas 1% realiza o processo que descontamina o fruto.

A Embrapa será responsável por criar as funcionalidades da tecnologia e a Vigilância fornecerá a lista de locais considerados aptos mediante testes de qualidade. Para entrar para a lista do aplicativo, os empreendimentos têm cumprir todos os requisitos higiênico sanitários e as etapas de branqueamento.

O perigo do consumo de açaí contaminado é, principalmente, a doença de chagas, transmitida pelas fezes do mosquito barbeiro, quando depositadas no açaí antes dele ser esmagado para fazer o suco.

Para evitar essa contaminação existe o processo de branqueamento, que consiste em mergulhar os frutos do açaí em água aquecida a 90 graus por dez segundos. Depois, o produto é resfriado por dois minutos em água fria.

Esse choque térmico descontamina o fruto de micróbios e parasitas, inclusive, o responsável por transmitir doença de chagas.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!