Mulher é presa por fraude previdenciária no Amapá

Os mandados de prisão temporária e de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal em Macapá.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Uma mulher suspeita de trabalhar para uma quadrilha especializada em fraudes previdenciárias no Amapá foi presa, com ordem judicial, pela Polícia Federal nesta quinta-feira (30), em Macapá. Além do mandado de prisão, os policiais cumpriram uma ordem de busca e apreensão na residência da acusada.

A mulher, que não teve o nome divulgado pela polícia, é apontada como sendo responsável por arregimentar clientes para organização criminosa, que é investigada há 5 anos pela PF e Ministério Público Federal nas ações da Operação Ex Tunc, iniciada em 2016 e que já teve várias fases no Amapá.

Segundo as investigações, o esquema consistia na concessão indevida de auxílios-reclusão por meio de documentos falsos. No período investigado, o Amapá foi o estado que apresentou o maior índice de concessão de auxílio-reclusão, bem como o que mais retroagiu o pagamento.

De acordo com a PF e o MPF o esquema criminoso contava com a participação de servidores públicos dos Institutos Nacional de Seguridade Social (INSS) e de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

Entre os crimes identificados até o momento estão estelionato majorado contra o INSS, falsificação e uso de documentos falsos e organização criminosa. Cerca de 10 supostos membros da quadrilha já foram denunciadas.

Conforme estimativa do MPF e da PF, a organização criminosa lesou em R$ 38 milhões os cofres públicos, entre os anos de 2015 e 2019.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!