No Amapá, 1,5 mil PMs estarão nas ruas no Carnaval; veja dicas de segurança

Cerca de 600 militares formados recentemente reforçarão o esquema de segurança montado para os dias de folia. Foto: Jose Baia/arquivo Secom
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

A Polícia Militar (PM) do Amapá detalhou sobre a estrutura e as medidas de seguranças para o Carnaval no Amapá em 2020. Cerca 1,5 mil militares se revesam nas ruas durante os eventos do período momesco.

As ações tiveram início no dia 5 de fevereiro e seguem até 1 março. Em Macapá, no último final de semana ocorreu o “Circuito Fab Folia”. Foram três dias de programação e a PM não registrou nenhuma ocorrência.

“Foi um evento muito tranquilo. Diariamente atuamos com 30 policiais, além de guardas municipais e o Conselho Tutelar. Não tivemos nenhuma ocorrência ligada diretamente com aquele evento. Para nós foi o evento de Carnaval mais tranquilo que já tivemos”, garantiu o tenente Josiagab Oliveira, da diretoria de comunicação da PM.

Tenente Josiagab Oliveira: efetivo está nas ruas desde o dia 5 de fevereiro. Foto: Rodrigo Índio/SN

No próximo dia 20 inicia o Carnaval de Santana, que segue até o dia 25. Em cada dia serão 85 policiais em ação, com exceção no primeiro dia, quando ocorre um show nacional onde serão 150 policiais.

No desfile das escolas de samba, em Macapá, que acontecem nos dias 21 e 22, serão 300 militares reunidos nos dois dias. Durante A Banda, bloco de sujos na Terça-feira Gorda, serão mais de 400 homens e mulheres.

“Teremos evento carnavalesco não só em Macapá, mas em Santana, e mandaremos reforço de policiais da capital para o Carnaval da fronteira em Oiapoque, Laranjal do Jari e Porto Grande devido a ter um carnaval com o número de pessoas considerável. A intenção é que todos possam se divertir com segurança e respirabilidade”, detalhou Josiagab.

300 novos soldados e 301 sargentos formados recentemente serão empregados nas ações.

Em 2020, A Banda terá mais de 400 PMs acompanhando o bloco. Foto: Foto: Marcelo Loureiro/arquivo Secom

Dicas de segurança da PM

– Evite levar objetos de valor, como bolsas, jóias e celulares. Se for levar aparelho celular, evite guardar no bolso de trás, pois facilita o furto por pessoas mal-intencionadas. Prefira guardar o aparelho no bolso da frente.

– Evite portar grande quantidade de dinheiro, leve apenas o necessário. Dê preferência ao uso de transporte coletivo, de aplicativo ou táxi, afim de evitar problemas com estacionamento, danos e furtos ao seu veículo. Se for dirigir, não faça ingestão de bebida alcoólica.

– No local do evento, não aceite bebidas ou alimentos de pessoas desconhecidas. Ao perceber alguma briga ou confusão, afaste-se do local, acione o policial mais próximo ou ligue 190.

– O evento concentra grande quantidade de pessoas e a criança pode facilmente se perder. Caso leve, identifique-as com o nome do responsável e telefone para contato.

– O policiamento ostensivo da Polícia Militar estará presente ao longo de todo o percurso. Se você visualizar alguém em atitude suspeita, procure a equipe da PM mais próxima de você.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!