Sarampo: Nem todos precisam receber a vacina; entenda

Compartilhamentos

Por SELES NAFES

A Secretaria de Saúde de Macapá (Semsa) divulgou nesta quarta-feira (19) que mais de 8,4 mil crianças e jovens procuraram as unidades de saúde no Dia D (sábado, 15) da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Desse total, no entanto, apenas 1,8 mil realmente precisavam receber a dose.

Ou seja, 6,5 mil pessoas já tinham sido vacinadas em outras campanhas, e foram orientadas ainda na fila a voltar para casa.

“Eu conversei com algumas pessoas na fila, e vi nas cadernetas que elas já estavam com as doses completas”, explicou a secretário de Saúde de Macapá, Silvana Vedovelli.

Para saber se a criança já tomou a dose, basta que o pai ou responsável observe na caderneta se ela tomou a tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba. Duas doses garantem a imunização para o resto da vida.

“O grupo das crianças ainda foi o que mais compareceu às unidades, e mais da metade já estavam com o esquema de vacinação completo. Nosso desafio agora é chegar ao grupo dos jovens, que ainda tem uma resistência maior a vacinação”, informou a coordenadora de Imunização, Jorsette Cantuária.

O objetivo é alcançar crianças a partir dos cinco anos e jovens até 19 anos na campanha que termina no dia 13 de março.

“Para chegarmos aos jovens, a vacinação não ficará limitada nas unidades. Nossa estratégia incluirá a imunização em escolas, shoppings, praças e locais de grande concentração de gente que este público costuma frequentar”, anunciou a secretária de Saúde.

Em agosto será a vez dos adultos acima de 30 anos. Fotos: Semsa/Divulgação

Pessoas que receberam uma dose da vacina contra o sarampo a menos de 30 dias não podem receber outra agora. Mulheres gestantes também são impedidas.

Os pais precisam procurar as unidades básicas de saúde com a caderneta de vacinação da criança, de 8h às 17h. Em agosto, começa a campanha para adultos de 30 a 59 anos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!