Covid-19: Ministério da Saúde não encaminhou exames do Amapá, diz SVS

Na capital paraense está o Instituto Evandro Chagas, único laboratório habilitado para fazer os exames na região norte. Foto: Seles Nafes
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

As amostras coletadas para realização dos exames dos 6 amapaenses suspeitos de ter contraído o novo coronavírus (covid-19) ainda estão no Amapá. Foi o que informou na tarde desta terça-feira (17) o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp), que gerencia a situação no Estado.

Segundo Dorinaldo Malafaia, da vigilância em saúde estadual, o problema ocorre porque o Ministério da Saúde não está cumprindo sua parte no protocolo estabelecido pelo próprio governo federal.

O gestor explicou que apenas 4 laboratórios no país estão habilitados pelo MS para realizar o exame: em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e o de referência da região norte, o Instituto Evandro Chagas (IEC), que fica em Belém do Pará.

Apesar de admitir que é normal ocorrer sobrecarga neste momento, Malafaia demonstrou o descontentamento do Governo do Estado do Amapá (GEA) com a situação e as medidas que estão sendo adotadas. Assista.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!