Em Santana, duas mulheres são suspeitas de terem o covid-19

Elas foram atendidas na UBS Lélio Silva, em Macapá
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Entre as 50 amostras enviadas pelo governo do Amapá ao Instituto Evandro Chagas (PA), ontem (18) a tarde, estão o sangue de duas pacientes que são moradoras do município de Santana, cidade a 17 km de Macapá. Há a suspeita de quem tenham contraído o covid-19 fora do Estado.

As pacientes são adultas, e mesmo morando em Santana decidiram procurar a UBS Lélio Silva, no bairro do Buritizal, na zona sul de Macapá, por apresentarem os sintomas da doença.

Uma delas declarou que teve contato no Rio de Janeiro com pessoas contaminadas, e outra retornou de viagem de um estado onde também há casos.

“Verificamos a procedência dessas pacientes quando estávamos fazendo a avaliação das fichas de atendimento epidemiológico, e chamamos o secretário adjunto de saúde para que passe a acompanhar esses casos”, explicou a secretária de Saúde de Macapá, Silvana Vedovelli.

Moradoras de Santana foram atendidas no Lélio Silva. Fotos: Arquivo SN

As duas pacientes estão sob quarentena domiciliar. Além de Macapá e Santana, Laranjal do Jari também notificou um caso suspeito de coronavírus nesta manhã.

A paciente tem 38 anos, e voltou recentemente de Manaus (AM), também apresentando sintomas. Assim como nos outros casos, ela está em quarentena domiciliar.

Prioridade

O Evandro Chagas ainda não informou quando começará a entregar os primeiros resultados dos exames enviados pelo Amapá. O prefeito Clécio Luís entrou em contato ontem com a direção do instituto e pediu pressa nas testagens.

Enquanto isso, a Superintendência Estadual de Vigilância em Saúde negocia a contratação de um laboratório privado que poderá fazer até 20 exames por dia.

“A estimativa é de que o Lacen (Estado) esteja preparado para fazer os exames dentro de no máximo 15 dias”, informou o superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!