Lixeira viciada com 350 toneladas é retirada pela 4ª vez

Lixo foi encaminhado para aterro sanitário na capital amapaense
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Caroços de açaí, ossadas, eletrodomésticos, móveis, pneus e galhos de árvores são parte do entulho recolhido de uma lixeira viciada localizada na Rua Maria Neuza do Carmo com Avenida José Pereira Cardoso, no bairro Infraero I, zona norte de Macapá. O serviço de limpeza realizado nesta sexta-feira (6) foi o quarto feito em menos de um ano no mesmo local.

O espaço fica próximo à pista do Aeroporto Internacional de Macapá. O que pode trazer um perigo ainda maior, já que a podridão atrai diversos urubus que, além de males para a população, oferecem risco para aviação.

Área fica próxximo de aeroporto. Foto: Rodrigo Índio/SN

Foram recolhidos da lixeira a céu aberto cerca de 350 toneladas de resíduos. O lixo foi encaminhado para o aterro sanitário da capital. De acordo com Carlos Gonçalves, coordenador geral de limpeza de Macapá, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semur) atendeu um pedido da própria população que despeja lixo no espaço.

“É um custo alto para a prefeitura que poderíamos investir em outras coisas em prol da nossa cidade, mas infelizmente a própria população faz esse despejo aqui de forma irregular. Ressaltamos que é dever de todos cuidar de nossa cidade, e a população precisa colaborar”, disse.

Carlos Gonçalves: despejo irregular de lixo tem custo ao Município

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) vai buscar tentar fazer na área, que é de responsabilidade do governo federal, uma cerca para inibir o descarte indevido. Estima-se que mais de 900 toneladas de lixo tenham sido retiradas do espaço durante todas as ações.

Já a Semur, informou que tem intensificado as fiscalizações junto à Guarda Municipal em toda a cidade para identificar lixeiras viciadas. Caso seja identificado, o “sujão” pode pagar multa que ultrapassa R$ 2 mil.

Estofados, eletrodomésticos e outros diferentes tipos de lixo se misturam no local

Denúncias

A população pode denunciar por WhatsApp, SMS ou ligação, quem jogar lixo em áreas públicas através do número 99970-1078.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!