Naufrágio: sobe para 6 número de corpos; não havia lista de passageiros, diz Defesa Civil

Segundo a força-tarefa montada pelo Estado para atuar sobre a situação, o barco virou quando abastecia na região do Jari
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Subiu para 6 o número de óbitos confirmados e corpos resgatados do naufrágio do navio Anna Karoline III, ocorrido na madrugada do sábado (29), no Rio Jari, região sul do Amapá. São 5 mulheres e um homem, ainda não identificados, de acordo com a Defesa Civil.

O número de sobreviventes listados e catalogados até agora é de 46 pessoas. Não havia lista oficial de passageiros e, portanto, qualquer número sobre a quantidade de pessoas desaparecidas é especulação, segundo as autoridades.

Sobreviventes estão sendo resgatados por aeronave. Fotos: Secom

Os números foram repassados pelo comandante da embarcação ao Estado. Especula-se, sem confirmação, que seriam algo em torno de 60 a 65 passageiros no total.

“A gente tem esse número inicial que foi repassado pelo comandante da embarcação, que foi mais ou menos a quantidade de pessoas que ele saiu do Porto de Santana, mas a gente sabe que ele foi parando, foram desembarcando pessoas e também foram embarcando pessoas nesse trajeto até o local do desastre”, declarou o coronel Janary, da Defesa Civil e porta-voz do Estado para a crise.

Coronel Janary: força-tarefa montada pelo Estado vai acolher sobreviventes

Naufrágio ocorreu durante reabastecimento

Segundo o coronel Janary, o naufrágio ocorreu no momento em que a embarcação estava realizando um reabastecimento.

“O naufrágio aconteceu no momento do abastecimento, a embarcação estava parada. Não temos, agora, como explicar mais sobre a dinâmica do desastre. A gente precisa de mais informações do local”, explicou.

Estado instalou gabinete de crise para o naufrágio

Apoio do Pará e corpos das vítimas

O coronel explicou também que 18 mergulhadores de resgate atuam nas buscas. Nove do Pará e nove do Amapá. Além disso, o Estado do Pará está cedendo aeronaves (avião e helicópteros) para apoiar as buscas e, a partir deste domingo (1), os corpos encontrados serão levados para Macapá. Além disso, os sobreviventes estão sendo resgatados pelas aeronaves.

A pista de pouso do município paraense de Gurupá será utilizada para esse fim. Dos corpos resgatados, três foram enviados para o município de Almeirim, também no Pará. Os outros três encontrados por último, serão trazidos com o apoio da aeronave do Pará e serão encaminhados para a Polícia Técnica, para identificação e entrega para as famílias.

Embarcação virou na madrugada de sábado (29), no sul do AP. Foto: reprodução

Acolhimentos aos parentes das vítimas

Um “gabinete de crise” foi montado pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e outras pastas para centralizar as informações e o acolhimento aos parentes de vítimas.

A partir das 14 horas de hoje, um centro de acolhimento e informação será montado no quartel do 5º GBM, em Santana. A ideia é que os parentes possam colher as informações oficiais a partir das declarações oficiais.

“Vamos receber os parentes das pessoas dadas como desaparecidas pra que a gente possa catalogar essas informações e prestar o auxílio inicial”, concluiu o coronel Janary.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!