Turismo Ecológico: Amapá tem cachoeiras, pororoca, trilhas e passeios; conheça

Belezas naturais do estado podem ser visitadas com a companhia de guia
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

No dia 1 de março é comemorado o “Dia Mundial do Turismo Ecológico”, com vasta programação organizada pelo setor do turismo amapaense, em um shopping da capital. Aproveitando a data, o Portal SelesNafes.com conversou com o guia de turismo Marcelo Sá.

Ele elencou 5 passeios e viagens pelas belezas privilegiadas que o Amapá tem. Confira.

1 – Ilha de Santana

Na Ilha de Santana, opções são praia de água doce…

 

… e a trilha da Samaúma. Fotos: divulgação

Passeio urbano com saída de carro de Macapá até um porto, onde um barqueiro credenciado faz a travessia ou viagem, que dura cerca de 40 minutos. Na Ilha, é possível observar mata de terra firme, mata de várzea, pássaros e outros exemplares da fauna amazônica.

Um dos pontos altos é a “trilha da Samaúma”, conhecida pelos indígenas como a “mãe das árvores” por seu tamanho, imponência e beleza. Outro ponto, é uma das mais bonitas praias de areia do Rio Amazonas, a praia do Recanto.

2 – Curiaú

Campos do Curiaú: comunidade combina natureza e riqueza cultural

Localizada a apenas 8 quilômetros do centro urbano de Macapá, a Área de Proteção Ambiental do Curiaú é remanescente de quilombolas, reunindo além da beleza natural, uma cena cultural e histórica muito rica.

É possível acompanhar festas de santos com batuques e marabaixo, fazer caminhadas, passeios de canoas e stand-up padle (foto de capa). Com um grupo, é possível seguir pelo Rio Curiaú até sua foz no encontro com o Rio Amazonas, área rica em peixes e boa para a observação de botos.

3 – Tumucumaque, Floresta Nacional e Floresta do Amapá

Visitas autorizadas podem ser feitas na companhia de guia

 

Sucuri vista por grupo em passeio ao Tumucumaque

 

 

Esse passeio necessita de três a quatro dias para ser feito com qualidade, e propõe uma imersão completa dentro das florestas preservadas das maiores áreas de conservação do Estado do Amapá, e algumas do mundo, como o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

Após sair de Macapá, o grupo viaja de carro por 110 quilômetros até o município de Porto Grande, depois navega por voadeiras pelo Rio Araguari, onde é possível a observação de cobras, pássaros variados até um ponto de apoio no Alto Araguari.

Chega-se no Rio Mutum, que fica nos limites entre a Floresta Nacional, Floresta Estadual e Parque do Tumucumaque. A ideia é acampar e dormir em barracas. Todo o passeio é feito com autorização prévia do ICMBio, acompanhado de guarda parques, barqueiros e guias experientes. Uma verdadeira aventura.

4 – Pororocas do Amapá

Surf na Pororoca, fenômeno chama atenção de turistas

 

Base Aérea do Amapá: região com história

O Amapá também é muito conhecido por suas pororocas, fenômeno hídrico ocasionado pelo encontro da água dos rios e a força das águas do Oceano Atlântico. Nas décadas de 80 e 90, gente muito famosa esteve por aqui para conhecer as pororocas do Amapá, como o oceanógrafo francês Jacques Cousteau e o diretor de cinema americano David Lynch.

Uma das pororocas de fácil acesso e com boa observação na atualidade acontece no Rio Amapá, na cidade homônima, após uma viagem de aproximadamente 3 horas e meia saindo da capital. Esse passeio também pode incluir um lado histórico, com visitação à antiga Base Aérea de Amapá, que foi usada pelas forças aliadas na Segunda Guerra Mundial.

5 – Cachoeira de Santo Antônio

A exuberante paisagem da Cachoeira Santo Antônio

Localizada no extremo sul do Amapá, na terceira maior cidade do Estado, Laranjal do Jari, trata-se da maior cachoeira amapaense, com uma grande queda d´água formando uma bela paisagem.

Para chegar ao local, o turista encara uma aventureira estrada por aproximadamente quatro horas mais duas horas aproximadamente de voadeira até chegar à famosa cachoeira, em um passeio que vale muito a pena.

Outras opções

Praia do Goiabal

Há outros diversos passeios tão ou mais bonitos, como a Praia de Goiabal e o sítio arqueológico em Calçoene, o Parque Nacional do Cabo Orange em Oiapoque, os viveiros de pássaros no baixo Araguari, diversas cachoeiras pelas estradas do Amapá e muito mais.

Para todos os passeios, planejamento, orçamentos e organização de grupos, o setor turístico orienta que se entre em contato com um guia de turismo, para que o aproveitamento, a segurança e o conforto das viagens sejam garantidos e os melhores possíveis, sempre envolvendo as comunidades e parceiros da cadeia do turismo no Amapá.

O contato do guia Marcelo Sá é (96) 98402-8088.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!