No Senado, Marinha explica plano para içar navio naufragado no Amapá

Preservação de tanques para evitar possíveis vazamentos em rio está entre as preocupações dos militares na operação
Compartilhamentos

Representantes da Marinha no Amapá apresentaram nesta terça-feira (10), em audiência no Senado Federal, em Brasília, detalhes sobre o trabalho de resgate dos corpos das vítimas fatais do naufrágio do barco Anna Karoline III. Os militares falaram também sobre o plano desenvolvido para içar a embarcação do fundo do Rio Jari, local da tragédia.  

O encontro foi promovido pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE), que teve como convidados o capitão dos portos do Amapá, Comandante Carlos Augusto, e o capitão dos portos da Amazônia Oriental, comandante Manoel Pinho.

Os militares relataram aos senadores que já receberam e avaliaram o plano de reflutuação do navio e que algumas pendências foram apontadas. A empresa responsável pela operação se comprometeu a ainda hoje resolver as questões, de ordem técnicas.

Militares foram recebidos por senadores, em Brasília. Fotos: divulgação

Entre as preocupações relatadas, está sobre o maquinário que puxará o navio e a preservação dos tanques para evitar possíveis vazamentos de óleo.

“A declaração dos representantes de que a Marinha do Brasil não deixará ninguém para trás e que a missão só acabará quando houver o resgate de todos os desparecidos é um alento aos familiares das vítimas ainda desaparecidas”, avaliou positivamente o senador Randolfe sobre o encontro.

Os representantes da Marinha declararam ainda que todas as hipóteses para o naufrágio estão sendo investigadas e consideradas, como maus tempo, excesso de carga e problema na transferência de combustíveis.

Trabalhos de buscas no local da tragédia. Foto: divulgação

O senador expôs, por fim, as medidas legislativas tomadas para coibir novos naufrágios: um projeto de lei que torna obrigatória a lista de passageiros em todas as embarcações e o outro que aumenta em até três vezes a pena para os crimes de homicídios, culposos ou dolosos, decorridos do transporte de pessoas.

Rodrigues lembrou ainda sobre a emenda de R$ 12 milhões destinadas para a construção e inauguração do novo terminal hidroviário de Santana.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!