Tinder: Polícia do Amapá prende suspeita de aplicar golpes amorosos

Investigações começaram em janeiro depois que várias vítimas procuraram a delegacia de polícia
Compartilhamentos

Agentes da 6ª Delegacia de Polícia de Macapá cumpriram um mandado de busca e apreensão e outro de prisão preventiva, na manhã desta quarta-feira (11), na “Operação Perfil Falso”, que investiga no Amapá golpes em sites e aplicativos de relacionamento amoroso.

Os agentes prenderam uma mulher e apreenderam celulares que foram encaminhados para perícia na Polícia Técnico-Científica (Politec). O nome da suspeita não foi divulgado pela polícia, que continua com as investigações. 

Em janeiro deste ano, várias vítimas que foram enganadas no site Tinder procuraram a polícia para registrar ocorrência depois de terem sido lesadas.

Em todos os casos, as pessoas foram enganadas por criminosos que usavam perfis falsos com fotos de homens bem-sucedidos do Sul do Brasil. Nas conversas, o falso perfil afirmava que havia acabado de se mudar para Macapá.  

Segundo a polícia, os perfis, até agora da mesma criminosa, envolviam as mulheres com histórias falsas para depois solicitar auxílio financeiro.

“A pessoa que se valia do perfil falso afirmava ser piloto da Força Aérea Brasileira, Agente da Polícia Federal, médico, dentre outras profissões, e enviava às vítimas várias fotos e vídeos extraídos de outros perfis verdadeiros com o intuito de convencê-la de que o perfil seria real”, explica o delegado Leandro Leite, que coordenou as investigações.

Perfil usava fotos de homens bem-sucedidos do Sul do Brasil. Fotos: Reprodução/Polícia Civil do Amapá

“Nesse tipo de esquema, o golpista seduz e constrói uma relação amorosa com a vítima, geralmente mulher, através de um perfil falso. Os criminosos, após estabelecerem uma relação de confiança, alegam que estão com dificuldades financeiras e pedem uma determinada quantia em dinheiro. Após receberem, desaparecem”, acrescentou o delegado.

Uma mulher de 25 anos foi identificada como suspeita. Imagens do circuito de um órgão público mostraram ela entrando na repartição segurando um buquê de rosas que depois foi entregue à vítima. O buquê tinha um cartão romântico assinado pelo suposto affair.

Durante a operação de hoje, a mulher foi encaminhada para a penitenciária do Amapá (Iapen). A polícia investiga se ela agia sozinha.

Momento em que suspeita entra em repartição levando buquê para a vítima

Vítima fotografou buquê que havia acabado de receber

Como não cair no golpe

A Polícia Civil do Amapá divulgou orientações para não cair em golpes amorosos. De acordo com Leandro Leite, os criminosos se aproximam como empresas, paqueras e contam histórias. Depois de estabelecida a relação de confiança, começam a indagar sobre dados pessoais, bancários, senhas e bens.

“É importante que as pessoas tomem cuidado com a aproximação de pessoas desconhecidas na internet, principalmente em relação àqueles que pedem por algum auxílio financeiro e que solicita o envio de fotos íntimas. Elas podem ser usadas para chantagem, numa prática conhecida como ‘sextorsão’”, adverte o delegado. 

Além do boletim de ocorrência, orienta o delegado, é possível denunciar o perfil nos próprios aplicativos como o Tinder e o Instagram. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!