Waldez pede a Bolsonaro para fechar fronteira com a Guiana Francesa

Medida visa restringir o fluxo de entrada e saída com o departamento francês, na fronteira norte, a 590 km de Macapá.
Compartilhamentos

O Amapá oficializou ao Governo Federal o pedido para fechamento da fronteira com a Guiana Francesa, no município de Oiapoque, extremo norte do Estado, a 590 km de Macapá. no território ultramarino francês 11 casos de Covid-19 foram estão confirmados.

O governador do Amapá, Waldez Góes, enviou ofício ao presidente da República, Jair Bolsonaro, na noite desta quarta-feira (18).

Segundo o documento, a medida buscar restringir o fluxo de entrada e saída de estrangeiros e brasileiros residentes na Guiana, bem como, adote medidas voltadas ao tráfego de indígenas. O departamento ultramarino da França acessa ao município de Oiapoque por meio da ponte Binacional e travessia fluvial.

O Governo do Amapá tem tentado tratativas nesse sentido com o Ministério da Defesa desde o comunicado oficial da Guiana Francesa sobre confirmações de casos do COVID-19, no dia 4 de março.

“Essa medida já foi adotada em países como Argentina, Alemanha, Chile e Rússia. É urgente para o Amapá e vai ajudar nas nossas ações de enfretamento ao coronavírus”, ressaltou o governador.

Preocupação econômica

No mesmo ofício, Waldez solicitou providências ao Governo Federal a fim de minimizar os impactos socioeconômicos no município Oiapoque, que depende da relação do intercâmbio comercial existente na fronteira com a Guiana Francesa.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!