Juiz manda notificar empresa de que respiradores do Amapá não poderão ser retidos

Liminar foi solicitada pelo senador Randolfe Rodrigues. Foto: Secom
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O juiz Hilton Pires, da 6ª Vara Federal do Amapá, concedeu liminar ao senador Randolfe Rodrigues (Rede) para que o Ministério da Saúde se abstenha de reter na indústria brasileira respiradores que venham a ser vendidos ao governo do Amapá. A liminar foi concedida em ação popular.

O magistrado mandou incluir no processo, como terceira interessada, a empresa Intermed Equipamento Médico Hospitalar LTDA, fornecedora do Ministério da Saúde.

“Não bastassem as condições do Estado, que ainda não comporta estrutura para atendimentos de crises como essa, quando o governo busca adquirir equipamentos respiradores para se antecipar, a União tenta se atravessar com uma espécie de requisição administrativa injustificável”, avaliou Randolfe.

Ao analisar o pedido, Hilton Pires lembrou que, além de ser desconectado de malha rodoviária com o restante do Brasil, o Amapá foi extremamente prejudicado com a redução de voos para Macapá.

“O perigo de dano resta claro, uma vez que, a se aguardar o trâmite final do presente, as situações fáticas de saúde se avolumarão, com consequências imprevisíveis, inclusive com eventual colapso de prestação de serviços de saúde”, ponderou o magistrado.

Senador moveu ação popular para impedir retenção dos respiradores. Foto: Arquivo SN

De 50 respiradores enviados para o Norte e o Nordeste na última sexta-feira (10), o Ministério da Saúde enviou 10 unidades para o Amapá. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!