Vacinação em postos drive-in é retomada em Macapá

Seis pontos foram montados: Praça Barão do Rio Branco, 34º BIS, Praça Nossa Senhora da Conceição, Praça da Rodovia do Curiaú, Beira Rio e Estacionamento do Zerão.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) voltou a apostar na estratégia de instalar pontos de vacinação drive-in para a segunda etapa do calendário nacional de vacinação contra o vírus influenza. Cerca de 6 mil macapaenses se vacinaram apenas no primeiro dia, quinta-feira (16).

Nessa fase, o público alvo são as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis – as comorbidades – como diabéticos e hipertensão, e autoimunes, como o lúpus, além de pessoas em condições especiais, como pacientes renais e transplantados.

Nessa fase, o público alvo são as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Servidores das forças de segurança e salvamento, como bombeiros e policiais, além de motoristas de transporte coletivo e caminhoneiros, também estão neste grupo prioritário.

Espera

A procura foi grande nos seis pontos de drive-in montados pela PMM (Praça Barão do Rio Branco, 34º BIS, Praça Nossa Senhora da Conceição, Praça da Rodovia do Curiaú, Beira Rio e Estacionamento do Zerão).

Apesar da vacina ser aplicada em menos de 1 minuto, a espera dentro dos carros foi grande. Foi o caso de Lana Larissa, de 35 anos.

Lana Larissa: “é melhor isso do que ficar aglomerado nos postos de saúde”

“Não doeu. Mas esperamos cerca de duas horas. Viemos da zona norte e já tínhamos passado em outros três postos e estava sem condições. Mas, é melhor isso do que ficar aglomerado nos postos de saúde, e que Deus abençoe”, agradeceu Lana.

A enfermeira Edna de Oliveira, que esteve na equipe da Praça Barão do Rio Branco, no centro da cidade, frisou que, neste ponto, as vacinas acabaram antes das 17 horas.

“Começou por volta de 8h20, e aplicamos de manhã 500 doses e mais 380 de tarde, a procura está muito grande, tanto que as doses daqui já acabaram”, informou a profissional de saúde.

Fila de carro no drive-in para Influenza e …

… após média de espera de duas horas, finalmente a imunização

Poucas doses

A vacinação continua, nesta sexta-feira (17), à partir de 8h30, nos mesmos pontos montados hoje na capital. Entretanto, a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), explica.

“A etapa vai até o dia 9 de maio. Mas como a gente sabe que a procura está muito grande, provavelmente a vacinação do grupo de comorbidades deverá ir até amanhã [sexta-feira]”, declarou a coordenadora municipal de imunização, Jorsette Canturária.

Equipe que atendeu na Praça do Barão  

Para ter direito à imunização, o cidadão deve levar a carteira de vacinação e comprovar, através de atestado, laudo ou prescrição médica, de preferência de 2020, qual o grupo de comorbidade faz parte.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!