Após depredar UPA, paciente e acompanhantes bêbados são presos

Atos de vandalismo na UPA da Zona Norte de Macapá foram filmados por câmeras de monitoramento do prédio.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona norte de Macapá, no bairro Novo Horizonte, foi parcialmente destruída na madrugada deste sábado (16) por um grupo de quatro pessoas alcoolizadas que teriam procurado atendimento médico.

Pela manhã ainda era possível ver os estragos. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Toda a ação foi gravada por câmeras de monitoramento do prédio. A depredação ocorreu na madrugada deste sábado (16), por volta de 3h18min.

As imagens mostram os vândalos totalmente revoltados, quebrando as vidraças das portas de entrada com pedaços de paus. Até uma lixeira pertencente à própria UPA é usada para causar os danos na estrutura da unidade de saúde.

As imagens também mostram quando o paciente deixa a ala de atendimento, completamente descontrolado. Transtornado, ele empurra uma porta com muita força, mas acaba agredindo o próprio amigo, que tem o rosto golpeado pela porta.

Segundo a gerente de serviços técnicos da UPA, Ionara Moreira, tudo começou quando um deles deu entrada na unidade desmaiado e com indícios de alcoolemia. Ele foi encaminhado para a sala vermelha e recebeu todos os atendimentos necessários, de acordo com a gerente.

“Quando ele acordou, transtornado, agrediu com chutes os profissionais que tentavam fazer o atendimento. Depois saiu pelos corredores fazendo ameaças à equipe e foi contido por seus acompanhantes”, ponderou.

Gerente Ionara Moreira: “o paciente não colaborava e não deixava ninguém chegar perto”

Mas depois de tentar acalmar o paciente, os próprios amigos, em grupo de quatro pessoas, passaram a vandalizar.

“Eles ainda buscavam atendimento, porém, o paciente não colaborava e não deixava ninguém chegar perto. Foi então que as ameaças continuaram e iniciaram a depredação”, detalhou Ionara Moreira.

Estragos causaram grandes prejuízos e…

… ainda interromperam os atendimentos à população na manhã deste sábado

Os funcionários da UPA precisaram se esquivar dos objetos que eram arremessados. Nenhum funcionário ficou ferido. Todos os suspeitos foram presos minutos após o ato pela Polícia Militar.

As filmagens mostram a chegada da PM quando eles ainda depredavam o prédio. Os infratores foram presos em flagrante.

UPA da zona norte fica localizada no bairro Novo Horizonte

A segurança do local é feita através de rondas policiais. Nas primeiras horas da manhã o atendimento ficou suspenso e deve ser normalizado ainda neste sábado, pela parte da tarde.

Foto de capa: Reprodução/SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!