Após meses de tranquilidade, covid-19 chega ao Quilombo do Mel

Comunidade que fica a 30 km de Macapá viu surgir oito casos, repentinamente. Fotos: Seles Nafes
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Moradores da comunidade do Quilombo do Mel, na zona rural de Macapá, têm motivos de sobra para preocupação com a pandemia. Depois de passar meses sem nenhum caso, a pequena vila agora tem oito casos de covid-19, registrados nos últimos dias.

Naturalmente, a doença foi levada para a comunidade por algum morador que estava em trânsito, e começou a se espalhar rapidamente.

“Eu moro entre duas casas onde existem pacientes”, comenta um morador da localidade, que fica a cerca de 30 km da capital pela BR-210. 

Entre outras atividades comunidade vive da produção de mel. Fotos: Seles Nafes/Arquivo SN

Se mantiverem o distanciamento social e a higiene, os moradores conseguirão evitar que o surto seja ampliado. Normalmente, a comunidade tem cerca de 120 moradores permanentes, mas nos fins de semana esse número costuma aumentar quando muitos filhos do Quilombo do Mel, que trabalham durante a semana em outros municípios, costumam retornar para a comunidade. A localidade vive da criação de peixes, de abelhas e fruticultura.

Não há unidade básica de saúde próxima do Quilombo do Mel, por isso, os moradores esperam também receber o serviço de testagem em massa que o governo do Estado está realizando em comunidades quilombolas, como ocorreu no Curralinho esta semana.  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!