HU recebe primeiros pacientes de covid-19; ocupação de leitos será gradual, diz Estado

Localizado na zona sul de Macapá, a perspectiva é o HU receba entre 15 e 20 pacientes por dia. Capacidade é de 109 leitos.
Compartilhamentos

O centro covid montado em um bloco do Hospital Universitário (HU), na zona sul de Macapá, já está com os primeiros pacientes, que começaram a ser transferidos de outras unidades de saúde desde a sexta-feira (5).

O Estado não divulgou a quantidade, mas informou que eles chegaram ao HU de unidades consideradas como porta de entrada da rede de atendimento, como o Hospital de Emergência (HE), em Macapá, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte e Hospital Estadual de Santana (HES).

Com capacidade para 109 leitos, sendo 32 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Centro Covid do HU é a 5ª unidade de atendimento exclusivo a pacientes com a doença e aumentou em 60% o número de leitos desta finalidade no Amapá.

O governo estadual também explicou que a ocupação dos leitos será gradual. A perspectiva é que por dia o HU receba entre 15 e 20 pacientes vindos de outras unidades, dessa forma a capacidade de expansão do atendimento será feita de forma segura para os usuários e profissionais.

O Centro de Atendimento do HU também será a referência no estado para acolhimento de crianças e índios. A unidade terá 7 leitos pediátricos e 4 leitos para atendimento.

O novo espaço é resultado de uma parceria entre Governo do Amapá e a Universidade Federal do Amapá, com a articulação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Para o funcionamento da nova unidade, o governo estadual executou a instalação dos sistemas de energia elétrica, água e gases medicinais, materiais hospitalares, entre outros serviços.

O Governo Federal enviou equipamentos, profissionais de saúde e insumos para o local. O Governo do Estado também contratou parte da equipe de profissionais de saúde que irá atuar na unidade.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!