Índices de covid-19 no Amapá sobem e flexibilização pode retroceder

Relatório foi apresentado na noite desta terça-feira (25). Com a mudança, o Estado subiu cinco pontos na tabela de classificação de risco, deixando o “baixo risco” e passando para o “risco moderado”.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Os índices de covid-19 no Amapá aumentaram, segundo o boletim epidemiológico apresentado pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) à imprensa no início da noite desta terça-feira (25).

Com a mudança, o Estado subiu cinco pontos na tabela de classificação de risco, saindo de sete para doze, deixando o “baixo risco” e passando para o “risco moderado”, o que pode implicar no retorno mais severo de medidas de abertura e flexibilização. FIQUE POR DENTRO DOS ESCLARECIMENTOS DA SVS:

Os índices que subiram foram: casos positivos, aumento de 3,63%; taxa de reprodução viral, está próxima de 1%, com 0,99%; óbitos, que foram 6, 7, 8, 6 e subiram para 9 na última semana; procura por atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS), aumento de 11% nas duas últimas semanas; e aumento na taxa de ocupação de leitos, com maior preocupação na internação em leitos pediátricos, que teve 60% de crescimento.

Crianças

As crianças são uma nova preocupação, nesta segunda etapa do combate à covid-19 no Amapá. No relatório epidemiológico anterior, duas semanas atrás, não havia nenhuma criança hospitalizada, e agora houve um crescimento de 60% nesses números.

Secretário de saúde, Juan Mendes: “adultos que abandonam os devidos cuidados com a higiene e o distanciamento social levam o vírus de volta para casa”. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

“O mais provável é que com a reabertura, adultos que abandonam os devidos cuidados com a higiene e o distanciamento social, possam levar o vírus ao voltar para casa, e isso ocasionou este aumento”, analisou o secretário de saúde, Juan Mendes.

Na apresentação do relatório, feita pelo superintendente de vigilância em saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia, e pelo secretário Juan Mendes, ficou claro que o Amapá está agora no seu maior momento de alerta desde o pico da pandemia, que ocorreu em maio.

Superintendente de vigilância em saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia, apresentou os novos dados

O cuidado com as crianças e o monitoramento dos próximos dias será decisivo para o novo decreto, que deverá ser renovado na próxima sexta-feira (28). Pode ser que o Amapá tenha que retornar em algumas medidas de flexibilização e abertura.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!