Apesar de dias difíceis, amapaenses não perdem humor

Fenômeno da natureza virou brincadeira nas redes sociais e grupos de conversação de Macapá.
Compartilhamentos

Godzila, dinossauro, disco voador, personagens folclóricos – como a popular Big-big – e até políticos de Macapá foram alguns dos escolhidos pelos internautas para formarem os memes que, rápida e instantaneamente, ganharam as redes sociais dos amapaenses acompanhando a ocorrência da tromba d’água, nesta quinta-feira (26).

A popular Big-big

Apesar dos dias difíceis e do ano considerado por muitos como dos mais caóticos, o bom humor não abandonou o povo do Amapá.

Num vídeo bastante compartilhado, um homem enfrenta uma tempestade de peito aberto, aparentemente sem medos, ao som de uma música do Michael Jackson, com uma a singela legenda: “Nada mais abala os amapaenses”. Veja:

Em outras imagens, Godzila ou Tiranossauro Rex estão prestes a invadir Macapá pela orla. Noutro, uma nave espacial, um disco voador alienígena, está projetado no centro da tromba d’água, como se também estivesse vindo para Macapá.

Temível Tiranossauro Rex invadindo Macapá

Em comum, esses memes tem a semelhança e são corruptelas sociais das antigas histórias e lendas de cobras gigantes que repousariam em frente à Macapá e Santana, como a Cobra Sofia. Ou a lenda da Pedra do Guindaste, que serve de apoio à imagem de São José, padroeiro de Macapá, e que não poderia ser mexida sob a pena de Macapá ir para o fundo.

Nem o famoso Pernalonga escapou das brincadeiras do amapaense

O fato é que mesmo sem que ninguém tenha mexido no Santo ou na pedra, sem Godzila, alienígena ou dinossauro, Macapá também tem sido castigada pelas fortes chuvas deste início de inverno amazônico.

Devido ao apagão, o amapaense parece sentir-se penalizado. Por isto, de alguma maneira, os memes acabam sendo uma expressão disto. Às vezes, com humor mais ácido e forte, e outras, como uma mera piada.

Mais um personagem assustador

Essa nova linguagem e instantaneidade proporcionada pelas redes sociais através dos memes, acaba fazendo parte do dia-a-dia. Os grupos de whatsapp e outras redes sociais fazem com que a mesma imagem ou vídeo, a mesma brincadeira, chegue em boa parte da população muito rapidamente.

Máquina alienígena do filme Guerra dos Mundos

Narração

A narração dos inúmeros vídeos que circulam na internet das pessoas assistindo à tromba d’água, também é um capítulo à parte. Em um deles, gravado na Beira Rio, o homem ironiza a situação.

“Mas que venha, vou aproveitar para pedir mais uma cerveja aqui no comércio, na Beira Rio, porque se vim pra cá vai levar tudo mesmo, aí eu aproveito bebo e não pago. Eu acho que até ela chegar aqui [a tromba d’água], dá pra tomar umas cinco aí leva tudinho e eu não pago, ainda sobra dinheiro pra eu tomar outro dia, se não me levar junto”, dispara o sátiro anônimo.

Está claro que, com chuva ou sem chuva, trombas d`água e até mesmo apagão, o amapaense fará piadas de si próprio. Parece que o único pré-requisito para isso é que tenha energia elétrica e internet para a transmissão dos memes.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!