Com ultrassonografia e laboratório móvel, Tartarugalzinho renova saúde municipal

Durante anos, a população recorria à iniciativa privada, pagando em torno de R$ 170, ou se descolava até a capital Macapá.
Compartilhamentos

Iniciou nesta quinta-feira (11), a oferta regular de exame de ultrassonografia de forma gratuita na UBS José Meirelles, em Tartarugalzinho, a 230 km de Macapá.

Durante anos, a população que necessitava fazer esse tipo de exame recorria à iniciativa privada, pagando em torno de R$ 170, ou se descolava até a capital Macapá.

O prefeito Bruno Mineiro (DEM), secretária de saúde, Liliane Abreu, e o presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Rezende, visitaram a UBS e acompanharam de perto os primeiros atendimentos.

Os equipamentos incluem 12 aparelhos sonares usado em consulta de pré-natal para ouvir batimentos cardiofetais, 48 kits bebê e um microscópio óptico.

Para reforçar a qualidade dos atendimentos às gestantes, os aparelhos serão usados, também, pelas equipes de saúde que atuam nas UBS Ipojucan, Meirelles, assentamentos e comunidades ribeirinhas.

A entrega realizada pela secretária de saúde Liliane Abreu ocorreu nesta tarde na UBS Ipojucan, em evento que contou com a presença do prefeito Bruno Mineiro, presidente da Câmara – Vereador Felipe Rezende, vereador Gato, profissionais da saúde, diretores das UBS e gestantes.

Além dos aparelhos foram doados 48 kits-bebê, adquiridos com recursos próprios, e entregues às gestantes que completaram 6 consultas de pré-natal, incluindo odontológica e nutricional. Hoje já foram entregues 27, e o restante será doado às grávidas das comunidades.

equipamentos incluem 12 aparelhos sonares usado em consulta de pré-natal para ouvir batimentos cardiofetais…

… 48 kits bebê e…

… um microscópio óptico. Fotos: Ascom/PMT

Completar o calendário de consultas de pré-natal é um indicador muito importante para o município, pois reflete que os serviços de saúde de fato estão alcançando as gestantes.

Por fim, um microscópio óptico, adquirido com emenda do deputado federal André Abdon, também foi entregue, e irá reforçar na análise de exames laboratoriais, beneficiando ainda mais a população.

Exames

Com esses equipamentos, prefeitura de Tartarugalzinho iniciou a oferta de exames nas comunidades através do ‘Laboratório em Ação’, uma iniciativa que leva um laboratório móvel e profissionais para realizarem exames após atendimento médico de saúde.

Os trabalhos iniciaram pela comunidade Bom Jesus, onde 121 exames foram feitos, incluindo hemograma completo, dosagem de PSA para rastreamento de câncer de próstata, além de exame de fezes, urina e exame preventivo de câncer de colo uterino.

Em razão dos equipamentos serem sensíveis ao transporte, a ação somente ocorrerá em comunidades que já dispõe de UBS.

“Assim, a gestão trabalha pra levar cada vez mais acesso à saúde”, reforçou o prefeito Bruno Mineiro.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!