Designers indígenas criam loja com arte e produtos das aldeias

Jornalista Humberto Baía com Tairene
Compartilhamentos

Por HUMBERTO BAÍA, de Oiapoque

Originários da Aldeia do Manga, uma das maiores comunidades das terras Uaçá, em Oiapoque (norte do Amapá), jovens designers criaram uma loja onde é possível adquirir o rico artesanato da etnia, o Empório Uasei. Na linguagem indígena, o nome quer dizer açaí.

O local, no Centro de Oiapoque (590 km de Macapá), recebe visitantes que ganham no corpo os famosos grafismos da etnia, além de comprar artigos produzidos em várias aldeias.  

O espaço alternativo é ao mesmo tempo mais um canal da difusão da cultura indígena da região, e concentra produtos como açaí, farinha de mandioca e bijuterias feitas a partir de sementes encontradas na natureza.

Só depois de o projeto ser aprovado pelo conselho de caciques é que foi possível idealizar o modelo da loja fora da aldeia, que também contou com apoio do Instituto de Pesquisas e Formação Indígena Iepe, de Oiapoque.

O projeto foi concebido por Dieimison Sfair dos Santos e Tairene Karolina, que conseguiram reunir artesãos das aldeias em um único lugar.

Loja fica no Centro de Oiapoque

Trabalhos de artistas plásticos indígenas

Jovens conseguiram reunir artistas de várias aldeias

Visitantes receberam grafismos

Além de arte, outros produtos das aldeias são vendidos

A loja foi toda decorada pela estilista e decoradora Tairene Karolina, que deu ao ambiente um ar rústico com temas indígenas. Na loja, também há obras de arte produzidas por artistas plásticos indígenas, como Yermolay.  

A loja fica ao lado do prédio da Polícia Federal. Hoje, quando é comemorado o Dia do Índio, loja repetiu o gesto de pintar nos visitantes os grafismos indígenas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!