O risco de quem volta para casa ao anoitecer no Goiabal

Estudantes e adultos se arriscam ao voltar para casa ao anoitecer naquela comunidade, localizada na zona oeste de Macapá.
Compartilhamentos

Por ANDRÉ SILVA

Um dia depois do Natal de 2021, um ajudante de pedreiro que aguardava uma equipe da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) em frente a casa onde morava, no Bairro Goiabal, zona oeste de Macapá, foi morto com várias facadas depois de um assalto.

Atualmente, o medo de ter o mesmo destino do vizinho, apavora moradores daquela comunidade, pois são obrigados a caminhar pelas ruas e avenidas sem iluminação pública.

A escuridão atinge várias ruas do Goiabal, mas isso não significa que apenas eles sofrem com o problema. A falta do serviço também assola os moradores do Loteamento Terra Nova Solaris, empreendimento residencial que fica dentro do bairro.

O professor André Pereira, de 31 anos, relatou que chegou a reclamar da situação para a empresa que comercializava os lotes, mas ela disse que a responsabilidade é da CEA e da Prefeitura de Macapá. Ele disse que não entende porque as lâmpadas de todos os postes estão apagadas.

Entrada do loteamento completamente no escuro

“Eles (os donos do empreendimento) estão dialogando pra ver o que vão resolver. Enquanto isso, nós moradores ficamos à mercê dessa situação. Já houve casos de furto, assalto, e, sem contar os outros perigos”, protestou o professor.

Segundo ele, a Companhia de Eletricidade não foi ao local instalar os medidores de energia na maioria das residências. Ele reclama que sempre que liga para o Call Center da empresa, o número da unidade consumidora é solicitado para gerar uma ordem de serviço para as equipes. Sem o número da unidade, eles ficam sem receber atendimento.

O filho da pedagoga Ana de Meneses, de 46 anos, arrisca a vida todos os dias para chegar em casa. Ele caminha da entrada do bairro, que fica às margens da Rodovia Duca Serra, até o loteamento. Segundo ela, a maior parte do trajeto é no escuro.

“No loteamento, é pior ainda. É muito complicado. Tem muito roubo, muito bandidinho de bicicleta que passa e te rouba na hora. É muito complicado. A gente não sabe nem pra quem apelar. Agente fez tanto pedido pra CEA, para a Prefeitura e para os responsáveis pelo loteamento, mas eles dizem que é de responsabilidade da Prefeitura e da CEA”, reclamou a moradora.

A reportagem entrou em contato com a corretora do loteamento, mas não obteve resposta. Já a Secretaria Municipal de Iluminação Pública respondeu que até o fim desta semana enviaria equipes de manutenção ao local.

Escuridão e morte

No dia 26 de dezembro de 2021, o ajudante de pedreiro Rimário Barbosa da Cruz, de 31 anos foi morto na frente da mulher durante um assalto. Ele estava na frente de casa aguardando a equipe da CEA para resolver o problema da falta de energia em sua rua. Chegou a dar R$ 40 para o bandido que, não satisfeito, desferiu vários golpes de faca. Um dos bandidos foi preso em janeiro desse ano pela Polícia Civil e outro continua foragido.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!