Após parada respiratória, criança precisa de cilindro de oxigênio para voltar ao lar

Derick Gael está internado há 6 meses no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), no Centro de Macapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Internado há 6 meses no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), no Centro de Macapá, o pequeno Derick Gael de Oliveira Melo, de apenas 1 ano de idade, trava uma batalha diária pela vida.

O avô, o autônomo Emerson de Oliveira Melo, de 44 anos, explica que o neto teve uma pneumonia, que se agravou e o levou a um quadro de parada respiratória. Sem a devida oxigenação, a criança ficou, infelizmente, com problemas neurológicos.

A família quer levar Derick para casa, mas, sem os devidos recursos, a situação fica difícil e a internação prossegue.

“Ele está num ambiente hospitalar onde tem muita bactéria e qualquer bactéria pode pegar na ‘traqueo’ [tubo de traqueostomia], então, a gente precisa trazer ele pro nosso lar, mas os médicos só podem dar alta dele se a gente tiver um cilindro de O2 [oxigênio], de pelo menos 20 litros, e nós não temos condições de comprar esse cilindro”, esclareceu o homem.

O pequeno Derick teve uma pneumonia, que se agravou e o levou…

… a um quadro de parada respiratória. Fotos: Arquivo Familiar

O item custa aproximadamente R$ 2 mil e a família, com dificuldades, também precisa montar o mínimo de aparato para a criança. A ideia é que, em pouco tempo, ele possa ter condições de retirar o tubo traqueal.

“Quem puder ajudar com o cilindro, não sei, com valores, alguma coisa, a gente vai precisar de cadeirinha também, de muita coisa, somos uma família humilde, mas o mais necessário mesmo é o cilindro. É um bebê especial e estamos lutando por ele”, concluiu o avô.

Sem a devida oxigenação, a criança ficou…

… com problemas neurológicos

A família mora na zona norte da capital do Amapá, na Rua Piçarreira, 1240, Bairro Brasil Novo. A chave Pix para ajuda está no nome da mãe da criança, Sammyla Kathleny: (96) 9 9192-1846.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!