Artesãos do Amapá levam arte tucuju para o Ceará

Grupo conta com seis artesãos, que estão expondo produtos em couro de peixe, fibra de tururi, biojoias, em madeira e a arte Cunani e Maracá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Desde o dia de 16 de setembro, um grupo de artesãos amapaenses participa da Feira Nacional de Arte e Cultura, que vai ocorrer até o dia 25 em Fortaleza, capital do Ceará.

O grupo contou com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (Pab), que se encarregou de levar as produções amapaenses até o local. Mas, além disso, eles também colocaram a mão no bolso e investiram na empreitada.

O grupo conta com seis artesãos, que estão expondo produtos em couro de peixe, fibra de tururi, biojoias, em madeira e a arte Cunani e Maracá.

“Participar da Fenacce 2022 tem sido muito gratificante. Trazer nossa cultura, nosso artesanato, trazer o que a gente tem de melhor no nosso Estado do Amapá”, contou Luciana Mota, que produz biojoias.

Luciana Mota produz biojoias. Fotos: Divulgação

Essa é a quarta edição do evento, que marca o retorno das atividades 100% presenciais após o período de pandemia. Ao menos 180 estandes, mais de 300 artesãos, das cinco regiões do Brasil e até do exterior, participam do evento.

Ter participação do artesanato amapaense a partir do esforço dos artesãos locais, pode conectar o que é produzido no Amapá com o restante do país, além de promover intercâmbio de técnicas e outras aprendizagens.

Peças de vários materiais…

… estão sendo expostas no evento

“Nós, artesãos, cada um arcou com a sua despesa e sua passagem, mas tem sido muito gratificante estar por aqui, estar divulgando nossa arte e estar disseminando o que o Amapá tem de melhor no artesanato brasileiro”, concluiu Luciana.

Após o retorno de Fortaleza, o artesanato produzido por estes amapaenses pode ser encontrado tanto na Casa do Artesão quanto no Mercado Central, ambos no Centro de Macapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!