Para energizar cabo e liberar passarelas, zona norte ficará 4 horas sem energia

Duas das quatro passarelas construídas na zona norte de Macapá estão interditadas porque os fios de alta tensão da CEA Equatorial passam bem próximo delas.
Compartilhamentos

Por ANDRÉ SILVA

Parece que o dilema das duas passarelas interditadas desde 2018, na zona norte de Macapá, está perto do fim.

A CEA Equatorial – empresa que detém a concessão do serviço de distribuição de energia elétrica no Amapá – começou um processo de afastamento dos cabos de alta tensão que passam próximos dos elevados. Eles serão energizados neste sábado (15), por isso, toda a Zona Norte ficará sem energia por 4 horas.

Em 2018, duas das quatro passarelas elevadas na BR-210, as que ficam em frente ao bairro Brasil Novo e outra no Boné Azul, foram interditadas, a pedido dos próprios moradores, que temiam o risco ao utilizarem a estrutura, edificada próxima a cabos de alta tensão.

O autônomo, Luiz Fernandes, de 67 anos, tem uma banca de jogo bicho no Bairro Boné Azul. Ele disse que testemunhou muitos acidentes com pedestres nas proximidades da passarela. Segundo ele, alguns poderiam ter sido evitados caso o elevado liberado.

Novos postes estão sendo colocados. Fotos: André Silva/SN

Passarelas estão interditadas há 2 anos

“Se a passarela não funciona, eles deveriam pelo menos colocar um aviso mostrando a faixa de pedestre. No dia que a moto matou uma senhora, aí, próximo a uma faixa, o motoqueiro não prestou atenção e não viu a faixa e nem a senhora atravessando ela. Se tivesse sinalização, aquilo não teria acontecido”, disse o bicheiro.

Fernandes se refere ao acidente que aconteceu no dia 20 de maio e vitimou uma idosa de 61 anos. Ela atravessava a faixa quando foi atingida em cheio por uma motocicleta e morreu na hora.

Para afastar os cabos das passarelas, equipes da Equatorial estão instalando novos postes. A empresa adiantou que a passarela não será reaberta de imediato, pois o local ainda passará por testes.

Preparação para energização já começou desde quinta

“Este trabalho que será executado não permitirá o acesso imediato à uma das passarelas que está interditada. Ainda serão necessários realizar os testes de indução no local e realizar tratativas junto ao Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte], órgão responsável pelo espaço na rodovia federal”, diz em nota a Equatorial.

A energia será desligada de 6h às 10h de sábado (15).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!