Nova Santa Ana tem 7 metros de altura e é ‘irmã’ do padroeiro de Macapá

Escultura foi feita por artista responsável pela imagem do padroeiro da capital, São José
Compartilhamentos

Por JONHWENE SILVA, de Santana

Em 30 anos de experiência, o artista plástico Lindomar Plácido confeccionou imagens católicas em cidades como Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Goiânia (GO) e São Paulo (SP). Ainda em dezembro, a mais nova produção dele receberá os visitantes que chegarem a Santana, a 17 km de Macapá, pela Rodovia Duca Serra. A nova imagem da padroeira Santa Ana vai substituir a antiga, criada há mais de 20 anos.

Esta semana, começou o processo de retirada da imagem antiga. Para a remoção, foi necessário interromper o trânsito nas vias do entorno onde fica o canteiro central. Além disso, um guindaste foi utilizado. Uma operação complexa para evitar que a figura sofresse algum tipo de dano.

A nova figura de Santa Ana, foi construída pelo artista plástico maranhense Lindomar Plácido, o mesmo responsável por moldar a estátua de São José, padroeiro de Macapá, colocada no Parque do Forte.

A nova Santa Ana tem 7 metros de altura (a antiga tinha pouco mais de 3 metros) e levou 2 meses para ser concluída com areia, cimento, ferro e gesso que evitam rachaduras, principalmente em virtude do clima. Para o esquema de substituição, será necessário a adaptação do canteiro central onde será fixada a imagem.

Santa está pronta…

…e está guardada em um terreno próximo do local definitivo. Foto: Jonhwene Silva/SN

Santa antiga será levada para Ilha de Santana, após restauração

“Requer um pouco de tempo, mas será necessário para que o local esteja dentro das normas para suportar o peso da imagem”, disse o secretário de Obras de Santana, Anderson Almeida.

Com um peso de 15 toneladas, a imagem de Santa Ana está no Igreja São Paulo Apostolo, a menos de quilômetro de distância. A previsão é que até o fim de dezembro deste ano, o serviço seja concluído.

A antiga imagem será levada para a comunidade da Ilha de Santana, após passar por restauração.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!