Da REDAÇÃO
Seis pessoas foram presas – uma delas em flagrante por porte de drogas – na terça-feira, 27, numa ação policial contra o crime organizado que cumpriu 15 mandados de busca e apreensão e bloqueou judicialmente 21 contas bancárias que financiavam uma facção do Amapá.
A investida policial compreendeu a 4ª fase da Operação Vênus, comandada pela Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), da Polícia Civil.
Os mandados ocorreram em Macapá, nos Bairros Congós e Jardim Marco Zero, na zona sul, Perpétuo Socorro, Pacoval e Cidade Nova, na zona leste, e São Lázaro e Infraero I, na zona norte.
De acordo com o delegado Ismael Nascimento, da DRACO, as contas bloqueadas movimentavam dinheiro da ‘caixinha’ – contribuições mensais obrigatórias dos membros da facção. Os valores financiam a compra de armas, o tráfico de drogas e homicídios de rivais.
Dentre os alvos, foram identificados indivíduos que exerciam a função de liderança em seus bairros e coleta da caixinha.
“Nas outras fases dessa operação, efetuamos a prisão de várias lideranças e de diversos membros de organização criminosa, bem como o bloqueio de diversas contas bancárias. Através das buscas e prisões, conseguimos elementos essenciais para o enfraquecimento da organização criminosa, interrompendo seus fluxos de financiamento e operações ilícitas”, resumiu o delegado Ismael.
Os materiais apreendidos serão submetidos a perícias detalhadas, auxiliando na preparação para futuras operações.